Legislativo de Alagoas

Galba afronta Renan Filho ao pedir fim da reeleição na Assembleia

Projeto barraria meta de governador reeleger presidente aliado

acessibilidade:

Ignorando as preferências do governador de Alagoas e seu aliado Renan Filho (PMDB), o deputado estadual Galba Novaes (PMDB) cobrou na sessão desta terça-feira (9) a apreciação de seu projeto de lei que quer proibir a reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), que têm mandato de dois anos.

O projeto do deputado governista colide frontalmente com o desejo de Renan Filho reeleger o atual presidente da Assembleia, Luiz Dantas (PMDB). A matéria tramita há mais de um ano no Legislativo, mas não foi o único projeto de lei cobrado por Galba Novaes.

O parlamentar também cobrou que o presidente Luiz Dantas colocasse na pauta de votação o projeto que pretende tornar aberta a votação para todos cargos da Mesa, e antecipar o pleito do 2º biênio para 20 de dezembro do segundo ano da legislatura. O que anteciparia para o próximo mês o pleito previsto para 1º de fevereiro de 2017.

“De acordo com a Diretoria de Comissões Técnicas, os projetos estão prontos para a pauta. Por isso, peço que seja colocado para a apreciação”, pediu Galba, em plenário.

O deputado também cobrou a apreciação de seu projeto para instituir critérios similares aos previstos pela Lei da Ficha Limpa, para impedir que agentes públicos com ficha suja assumam cargos de secretários de Estado, bem como de presidentes de autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista e fundações controladas pelo Estado.

FOGO AMIGO

O pedido coincide com o início das articulações da eleição para a formação da Mesa Diretora para a segunda metade desta legislatura, quem tem quase unanimidade da maioria governista em torno da reeleição do peemedebista Luiz Dantas.

Em fevereiro de 2015, o deputado Galba Novaes disputou o cargo de presidente contra Luiz Dantas, sem sucesso.

O parlamentar disse ao Diário do Poder que não tinha conhecimento da preferência de Renan Filho pela reeleição de Luiz Dantas, porque não tratou com ninguém sobre articulação de candidatura à Mesa Diretora. E reafirmou sua discordância com

Galba sofreu com o desgaste político, após ter sido vice da chapa de Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), derrotado no 2º turno da disputa para prefeito de Maceió, com diferença de mais de 20 pontos percentuais para o prefeito reeleito Rui Palmeira (PSDB).

Reportar Erro