Prefeitura nega

Funcionários de unidades de saúde em São Paulo denunciam que vacinas estão sendo jogadas fora

O fato ocorreu em pelo menos nove UBS's localizadas na zona norte de São Paulo

acessibilidade:
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Conversas em grupos de Whatsapp, entre funcionários e gestores de Unidades Básicas de Saúde de São Paulo, revelam o descarte de doses de vacinas contra a Covid-19. O fato ocorreu em pelo menos nove UBS’s localizadas na zona norte de São Paulo. As informações são da jornalista Milena Teixeira, da BandNews FM.

Em uma dessas conversas que a reportagem teve acesso, foi contabilizado, em uma unidade o desperdício de 44 doses, sendo 29 doses da Oxford/AstraZeneca e de 15 da CoronaVac.

Uma servidora disse que a orientação sobre os descartes, vem da Secretaria Municipal de Saúde, caso não seja possível a imunização de alguma pessoa que faça parte do grupo prioritário, o recomendado é este.

Os motivos são diferentes para cada tipo de vacina. No caso da vacina AstraZeneca, depois de aberta ela  perde a validade em apenas 6h, cada frasco tem 10 doses que não podem ser guardadas, caso não sejam aplicadas.

No caso da Coronavac, cada frasco tem uma dose, mas isso não evita o desperdício. A vacina é jogada fora por problemas como: tempo de refrigeração, doses preparadas e não aplicadas, ou quantidades incorretas nas seringas.

A Prefeitura de São Paulo nega que os fatos relatados ocorram, e ressaltou que todas as UBS’s da capital seguem o Programa Municipal de Imunização. Diz também que a orientação é para que as doses que restam sejam aplicadas em funcionários que ainda não foram imunizados. Caso não haja, a prioridade é vacinar idosos que sejam da faixa etária recomendada, ou morem perto das unidades.

Reportar Erro