Caos

Fortes chuvas provocam alagamentos e atrasam voos em São Paulo

Na manhã desta sexta, cidade ainda registrava 20 pontos de alagamento

acessibilidade:
Chuvas provocam alagamentos e atrasam voos em São Paulo. Foto: Alan Toy/Fotos Públicas

As chuvas que atingem a capital paulista desde a manhã desta quinta (4) começaram a causar transtornos partir de madrugada desta sexta (5). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, às 9h30 a cidade ainda registrava 20 pontos de alagamento, sendo que três deles impediam o trânsito de veículos e pedestres. A Marginal Tietê, uma das principais vias da cidade, ficou interditada no trecho sob a Ponte das Bandeiras, na zona norte.

Os problemas levaram a prefeitura a suspender o rodízio de veículos. Por volta das 10h, a Companhia de Engenharia de Tráfego apontava para 94 quilômetros de ruas e avenidas congestionadas por toda a capital. O maior percentual de lentidão estava na zona oeste, com 34% das vias engarrafadas.

O Corpo de Bombeiros teve de atender uma ocorrência de deslizamento em Guarulhos, na região metropolitana. Animais chegaram a ficar soterrados, mas nenhuma pessoa precisou ser socorrida.

Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Guarulhos também enfrentou atrasos e cancelamentos acima da média. Desde a meia noite até as 10h de hoje, 32% das partidas (37) aconteceram pelo menos meia hora depois do horário previsto e duas decolagens foram canceladas, em um total de 117 voos. Entre as 138 chegadas, 19% registraram atrasos (25) e sete foram canceladas.

Previsão

A previsão do CGE é que o tempo continue instável ao longo do dia, com garoa e chuvas leves. Como o solo está encharcado pelas chuvas contínuas, ainda há um potencial elevado de alagamentos e deslizamentos de terra. A chegada de uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas que devem alcançar os 11º graus Celsius durante a noite.

Para o sábado (6), o tempo deve ficar mais seco, porém o frio deve aumentar com temperatura mínima de 6º e máxima de 15º (ABr)

Reportar Erro