Abastecimento

Fornecimento de água por Corumbá 4 está previsto para começar em 2018

Sistema vai beneficiar cerca de 1,3 milhão de pessoas

acessibilidade:

Corumbá 4, próximo a Luziânia, começa a fornecer água até o fim de 2018, de acordo com anúncio feito pelo GDF. Nesta sexta (31), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou as obras e comunicou que o início dos testes de distribuição começam em setembro do ano que vem.

A distribuição de água pelo sistema irá beneficiar os moradores do Gama, Santa Maria e Recantos das Emas. “Com fornecimento de até 5,6 mil litros por segundo, essa obra entra no sistema de captação e distribuição que vai ampliar em 70% a capacidade de abastecimento do DF”, destacou Rollemberg. Já em Goiás, moradores da Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso serão beneficiados.

A construção, que está 65% executada, é uma parceria entre o governo dos dois estados e está orçada em cerca de R$ 540 milhões. A previsão é de que Corumbá 4 abasteça 1,3 milhão de pessoas. O sistema envolve a captação de água do Lago Corumbá e o tratamento em Valparaíso (GO).

A companhia de saneamento de Goiás (Saneago) é responsável pela captação hídrica e construção de 15 km de adutora. Os outros 15 km e a estação de tratamento são de responsabilidade da Caesb.

Obras interrompidas

As construções foram interrompidas depois de recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O órgão investiga irregularidades em contratos e licitações da estatal goiana. O diretor de Produção da Saneago, Marco Túlio de Moura, informou que o Ministério das Cidades está com o parecer sobre a retomada do serviço. “O estado ainda não teve acesso ao documento, mas a tendência é que seja favorável para a imediata volta ao trabalho.”

Reportar Erro