Treinamento em Manaus

Força Nacional do SUS simula incidente com múltiplas vítimas

Simulação realística envolve todas as forças de resposta emergencial do estado do Amazonas

acessibilidade:
Forças de resposta emergencial se reuniram em simulação de incidente com múltiplas vítimas. Foto: Fábio M. Barreto/MS

Em mais um treinamento do cronograma nacional de capacitações de Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), a Força Nacional do SUS realiza a simulação realística envolvendo todas as forças de resposta emergencial do estado do Amazonas. Neste sábado (27), o cenário foi característico de desafios enfrentados frequentemente no estado: uma colisão entre dois ônibus e uma moto envolvendo 50 vítimas e derramamento de gasolina.

A simulação marca a conclusão do treinamento de três dias com 237 profissionais do SAMU 192, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Saúde do Estado, Forças Armadas e a equipes do Ministério da Saúde.

A presença de todas essas entidades é fundamental, pois o principal conceito trabalhado é o da cooperação entre as equipes e especialidades para garantir o melhor atendimento possível no menor tempo possível. No Amazonas, essa necessidade se amplia perante as longas distâncias entre municípios, a qualidade de muitas estradas e as comunidades indígenas e ribeirinhas. Por isso, a aproximação entre os atores é chave.

Em 2021, a capacitação já aconteceu no Espírito Santo e agora no Amazonas. A previsão é de que mais seis estados recebam a ação em 2022.

“Atualmente, esse treinamento é uma prioridade da Força Nacional do SUS. Vamos preparar os estados para atuar nessas situações da melhor maneira possível, fazendo a gestão de crise com a participação colaborativa entre várias instituições. Nosso objetivo é garantir que o tempo de resposta seja o menor possível para salvar mais e mais vidas”, disse a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência (DAHU), do Ministério da Saúde, Adriana Teixeira.

Durante a parte teórica do treinamento, especialistas da Força Nacional do SUS realizam palestras técnicas, esclarecem dúvidas e também contam com depoimentos de profissionais locais para entender a demanda específica do estado. Os participantes também realizam um “simulado de cena”: divididos em grupos, eles recebem um cenário complexo e decidem como seria a resposta mais apropriada de cada ator para auxiliar a população.

Neste treinamento específico, o tema envolveu incêndios simultâneos na floresta amazônica que ameaçam as populações ribeirinhas e os povos indígenas da região.

“Um incidente dessas proporções exige uma ação coordenada de combate às chamas, atendimento a possíveis vítimas e retiradas de famílias ameaçadas pelas chamas. Sem coordenação, essas pessoas ficam desassistidas e correm risco de vida”, ressaltou Adriana.

Criada em 2011, a Força Nacional do SUS celebra 10 anos com mais de 50 missões realizadas e ações pontuais em tragédias como o incêndio da Boate Kiss e os incidentes em Brumadinho e Mariana. A equipe também atuou em eventos como os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo. (Com informações da Comunicação do MS)

Reportar Erro