Reconhecimento

Foram da Ufal os dois primeiros lugares em congresso de farmácia

Mais de 600 pessoas de todo o país participaram do evento

acessibilidade:

Os dois melhores trabalhos científicos do 5º Congresso Norte-Nordeste de Ciências Farmacêuticas, realizada no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, foram de alunos da Universidade Federal de Alagoas. Max Denisson Maurício Viana, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e Camila Calado Vasconcelos, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), tiveram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares numa disputa entre 193 trabalhos científicos aprovados.

Mais de 600 pessoas de todo o país participaram do evento. Camila Dornelas, professora da Escola de Enfermagem e Farmácia e uma das organizadoras do evento, estiveram reunidos profissionais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará, Ceará, Sergipe, Amapá, além de Alagoas. “O evento tem grande abrangência e importância para a área, que sempre se mostra ávida por atualização, comprovado pelo fato de as vagas terem se esgotado antecipadamente”, salientou.

A docente frisa que a temática deste ano, Diversidade de atuação do farmacêutico e qualificação profissional, refletia as possibilidades de atuação do farmacêutico. “São 117 áreas regulamentadas em que nós, farmacêuticos, podemos atuar. Isto permite interface com várias outras áreas, então é muito comum encontrarmos egressos em áreas afins”, destacou Camila Dornelas.

As diferentes formações dos dois alunos premiados da Ufal revelam essa diversidade. Max, por exemplo, é farmacêutico e, hoje, faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Ele foi premiado com o trabalho Atividade hipnótico-sedativa e neuromodulação Gabaérgica na ação ansiolítica do óleo essencial de Citrus limon (L) Burm f. em camundongos. Já Camila defendeu recentemente sua tese no Programa de Pós-graduação do IQB. Ela ficou em segundo lugar com o trabalho Investigação da ativação redox e de interações supramoleculares: o caso da Bergenina. 

Reportar Erro