Beleza nas ruas

Florada de ipês-brancos embeleza ruas do Distrito Federal e encanta a todos

O que poucos sabem é que, além de belas, as flores são comestíveis

acessibilidade:
A florada, que começou depois do tempo previsto, deve acabar em breve. Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

As ruas de Brasília ganharam uma nova coloração, a florada dos ipês-brancos já encanta a todos, e não é raro, mesmo em tempos de pandemia, se deparar com pessoas contemplando e fotografando as belas árvores espalhadas por todo o Distrito Federal. Quando as flores caem no chão, contrastam com a vegetação seca, e parece até que “nevou” no Cerrado.

Entre a paleta de cores dos ipês, roxo, rosa, amarelo ou verde, as flores brancas são a que possuem a menor duração, depois do desabrochar elas duram certa de quatro dias.

O Diretor do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Raimundo Silva explica que a cor branca representa 10% dos 230 mil ipês crescidos no DF. “Primeiro são os roxos e amarelos. Depois dos brancos é a vez dos rosas e, finalmente, os verdes”.

Ipês brancos florescem em Brasília Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Sempre presentes entre os meses de setembro e outubro, além da inebriante beleza, as flores também trazem aos brasilienses o presságio que os dias de intenso calor e baixa umidade do ar, estão chegando ao fim.

O que poucos sabem é que, além de belas, as flores são comestíveis e podem ser consumidas cruas, em saladas, ou cozidas e refogadas. As folhas e a casca da árvore apresentam propriedades medicinais. Estudo realizado pela Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), constatou que a casca da árvore do ipê-branco é anti-inflamatória.

Reportar Erro