caos na saúde

Fiocruz alerta colapso em saúde das regiões Centro-Oeste e Sul

Os estados do DF, SC, MT e RS registraram as maiores incidências de mortes e novos casos da Covid em todo o Brasil

acessibilidade:
Quatro estados acendem o alerta de colapso na saúde: Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foto: Ana Lucietto/Divulgação/HRSP

As regiões Centro-Oeste e Sul têm risco de saturação do sistema de saúde, segundo alerta a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em boletim, a instituição prevê que os hospitais poderão colapsar com a grande demanda por tratamento e a falta de oferta de leitos tanto na rede pública quanto nos hospitais privados.

Para determinar o risco aumentando para as próximas semanas, a Fiocruz levou em consideração o aumento no número de mortes e de novos casos no Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que bateram recordes numéricos.

Os estados de Goiás e do Mato Grosso do Sul também apresentaram alta nos casos de contaminações e óbitos. “Esse padrão coloca as regiões Sul e Centro-Oeste como críticas para as próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados”, diz documento da Fiocruz.

A fundação aponta que o perfil das vítimas fatais tem mudado e crescido entre a faixa etária de 30 a 59 anos. No comparativo entre janeiro e março, a morte de pessoas com 20 a 29 anos aumentou 872,73%; 30 a 39 anos, 813,95%; 40 a 49 anos, 880,72%; e 50 a 59 anos, o aumento foi de 877,46%.

 

 

 

 

Reportar Erro