Agro

Feira do Mel de SC recebe 55 mil visitantes e comercializa 53 toneladas de mel e derivados

O evento contou com a presença de 55 mil visitantes que passaram pelo Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis

acessibilidade:
A diversidade de produtos também chamou a atenção do público. (Foto: Epagri).

Os resultados da 23ª Feira do Mel de Santa Catarina trouxe bons resultados com as vendas somando 53 toneladas de mel e derivados em quatro dias de feira.

Entre os dias 8 e 11 de maio, 55 mil pessoas passaram pelo Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, e conferiram a qualidade dos produtos das abelhas de apicultores e consumidores catarinenses.

Os números destacam o poder dessa cadeia produtiva para gerar renda, incluir os pequenos produtores e fortalecer a economia. A feira reuniu 250 produtores em 26 estandes, e um desses espaços foi dedicado exclusivamente aos produtos das abelhas nativas (sem ferrão).

“Essa iniciativa, promovida pela Câmara Setorial, representa um importante passo para a valorização e o reconhecimento das espécies nativas. Isso amplia as oportunidades no mercado”, avalia Rodrigo Durieux da Cunha, coordenador de apicultura na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Produtos das abelhas

A diversidade de produtos também chamou a atenção do público.

“Muitos produtores estão investindo em produtos como própolis, pão de mel, aguardente de mel e hidromel, o que não só agrega valor aos negócios, mas também amplia as opções para os consumidores”, acrescenta Rodrigo.

Anualmente, a Feira do Mel também promove a educação e a conscientização ambiental dos visitantes. O espaço recebeu visitas de escolas, permitindo que centenas de crianças aprendessem sobre a importância social, econômica e ambiental das abelhas, além dos benefícios dos produtos para a alimentação.

A Feira do Mel de Santa Catarina é organizada em parceria entre Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e Prefeitura de Florianópolis. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

 

Com epagri

Reportar Erro