Empresariado feminino

Fecomércio lança Câmara de Mulheres Empreendedoras do Distrito Federal

A câmara tem como principal objetivo a elaboração de políticas voltadas para as mulheres no âmbito empresarial

acessibilidade:
Mais de 90 pessoas participaram do encontro, dentre parlamentares, empresárias e representantes da sociedade civil Foto: Fecomércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) lançou na manhã desta terça-feira (7) a Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios do Distrito Federal. Mais de 90 pessoas participaram do encontro, dentre parlamentares, empresárias e representantes da sociedade civil. É a primeira câmara criada na gestão do presidente da Federação, Francisco Maia, e é um marco para as mulheres empreendedoras, empresárias e gestoras de negócios da capital federal.

A câmara tem como principal objetivo a elaboração de políticas voltadas para as mulheres no âmbito empresarial, melhoria do ambiente de negócios para a mulher no DF, incentivo para a abertura de novos empreendimentos, integração e troca de experiências, além da qualificação para mulher empresária. A presidente da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF, Beatriz Guimarães, agradeceu ao presidente da Fecomércio, Francisco Maia, pela confiança, apoio e criação da Câmara, pois segundo ela, isso demonstra de forma efetiva a importância e o reconhecimento da mulher na sociedade e na geração de negócios. Agradeceu também ao apoio da Confederação de Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que tem o protagonismo de apoiar nacionalmente a criação de Câmaras de Mulheres Empreendedoras em todo o país. “A mulher ao longo dos anos vem conquistando seu espaço com protagonismo na economia do nosso país, além de ser a responsável pelo equilíbrio da sociedade. Mulher para mim é sinônimo de humanidade, porque sem a mulher não existe humanidade, não existe vida”, ressaltou Beatriz.

O diretor da Federação do Comércio, Rogério Tokarski, representou o presidente Francisco Maia, que estava em uma reunião da CNC no Rio de Janeiro. A subsecretária-geral da Confederação Nacional do Comércio, Cláudia Brilhante, estava presente no lançamento e reforçou a importância da união entre as mulheres. “Nós temos que nos unir e gerar oportunidade de emprego, pois a maioria das mulheres são provedoras do lar, mas não das próprias vidas. A mulher tem que ser financeiramente independente e somos empreendedoras por natureza”, apontou Cláudia.

Composição

A Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF foi composta por 10 conselheiras notáveis que são mulheres que se destacam na vida empresarial, empreendedora e na gestão de negócios no Distrito Federal, 26 representantes da sociedade civil e 26 representantes sindicais dos sindicatos patronais filiados a Fecomércio. Todas receberam o certificado de posse como membro da câmara. O Sebrae do Distrito Federal é um dos parceiros estratégicos na atuação do grupo. A gerente-adjunta da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Renata Malheiros, ministrou palestra sobre o tema: Mulheres Empreendedoras no Brasil.

Participaram da mesa da cerimônia a presidente da Câmara, Beatriz Guimarães; o diretor da Federação Rogério Tokarski; a subsecretária-geral da CNC, Cláudia Brilhante; a presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio Paraná, Luciana Burko Maciel; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae-DF; Rose Rainha; a secretária da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli; a procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa, deputada distrital Júlia Lucy; a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal, deputada Celina Leão (PP); e a deputada federal Flávia Arruda (PR)

Reportar Erro