Fake news serão tema de debate sobre educação midiática para jovens

acessibilidade:

O Instituto Palavra Aberta promove na semana que vem a 12ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão com foco na educação midiática para crianças e adolescentes. A edição deste ano vai debater as fake news e como enfrentar o problema, além de propor precauções para evitar a disseminação de notícias falsas na internet e redes sociais.

“Com a mudança na forma como se consome informação, é necessário desenvolver o senso crítico para diferenciar os conteúdos. Com esses conhecimentos, disseminados a partir da Educação Midiática, o cidadão passa a ter discernimento e liberdade”, explica a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco. A instituição vem articulando junto ao setor público a absorção do tema dentro das competências exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Entre os participantes estão os senadores Ana Amélia (PP-RS), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Fátima Bezerra (PT-RN), os deputados Rodrigo Garcia (DEM-SP), Márcio Marinho (PRB-BA) e Mendonça Filho (DEM-PE), ex-ministro da Educação, além dos ministros da Transparência, Wagner Rosário, e do TSE Carlos Bastide Horbach e a representante da Unesco no Brasil, Marlova J. Noleto, estão entre os participantes da Conferência.

O assunto, que é tratado como política pública na União Europeia e nos Estados Unidos, será debatido por representantes do três Poderes e da Sociedade Civil na próxima terça (8), das 9h às 12h30 na exposição “A Importância da Educação Midiática na Formação da Cidadania e no Combate às Notícias Falsas”. O evento é aberto ao público, mediante inscrição gratuita no site da Câmara dos Deputados.

Serviço

12ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão

Data: 8 de maio de 2018, das 9h as 12h30
Local: Anexo 2, Corredor das Comissões, Plenário 2, Câmara dos Deputados

Reportar Erro