Coletivo fotográfico

Exposição Ladrões de Alma segue para Ceilândia

Além de Brasília, outras cidades receberão as fotos do coletivo fotográfico

acessibilidade:

Com o fim da exposição dos Ladrões de Alma na galeria A Casa da Luz Vermelha, as fotos do projeto seguem para itinerância em cinco cidades do DF. A primeira parada é o SESC Ceilândia, que recebe as imagens até o dia 16 de dezembro. Os moradores da cidade já podem conferir o trabalho do coletivo fotográfico mais antigo do país, que este ano comemora 25 anos de atividade. Depois de Ceilândia, a exposição segue para Varjão, Itapoã, Estrutural e Vila Telebrasília.

De 13/10 a 13/11, a exposição ficou na Casa da Luz Vermelha. No dia 13/10, também foi o lançamento do livro comemorativo, produzido com o apoio de uma campanha de financiamento, com aproximadamente 100 participantes. Por meio de uma plataforma na internet, foram arrecadados R$ 8.940. Os colaboradores receberam um exemplar, além de outras retribuições, como ímas e impressões de obras em fine art, que variaram conforme o valor investido.

O projeto, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), é realizado pelos Ladrões de Alma em conjunto com A Casa da Luz Vermelha, a primeira galeria de arte especializada em fotografia na região Centro-Oeste.  O coletivo fez história em Brasília desde 1988, quando lançou uma pioneira coleção de cartões postais fotográficos. De lá para cá, trouxe a público dezenas de exposições, uma delas apontada como uma das 50 obras de artes visuais que mais marcaram a história da cidade. 

Livro – Além da exposição, o coletivo produziu o livro Ladrões de Alma – 25 anos. Em suas 228 páginas, a publicação traz seis ensaios fotográficos inéditos e uma extensa coletânea do trabalho de 24 artistas que já participaram do coletivo. Ao todo, são 317 obras que mostram uma produção muito diversificada, desde a fotografia analógica em preto e branco, ampliada artesanalmente em laboratório, até dípticos (duas imagens juntas), trípticos (três imagens juntas), fotos sobre porcelana e sobre tecido.

Reportar Erro