Mais Lidas

Plano Piloto

Exposição exibe todos os projetos que concorreram para construção de Brasília

Os visitantes podem conferir os projetos finalistas do concurso da Novacap

acessibilidade:
Exposição ocorre no no Centro Cultural Três Poderes da capital federal, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ ABr

E se Brasília não tivesse a forma de um avião? E se o projeto, do arquiteto e urbanista Lúcio Costa,  que criou o Plano Piloto, não tivesse vencido o concurso? Essas possibilidade podem ser analisadas na exposição Outra Brasília Nunca Mais, que ficará em cartaz até o dia 16 de dezembro no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes.

Os visitantes podem ver de perto os sete projetos finalistas que, entre 1956 e 1957, disputaram o Concurso Nacional da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para definir as linhas da cidade criada por Juscelino Kubitschek que transferiu a capital do Brasil, do Rio de Janeiro para o planalto central.

Na exposição em realidade aumentada, é possível ver as réplicas, inclusive em 3D, dos projetos que apresentam outras propostas para Brasília.  É possível também ouvir áudios explicativos em português e inglês, além de textos e desenhos em Braille, e recursos de audiodescrição.

Graças aos traços da capital federal, Lúcio Costa ficou reconhecido mundialmente pelo projeto que tornou Brasília uma das principais representantes do urbanismo moderno no mundo.

O projeto 22, teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz, porém, depois um dos eixos foi arqueado para melhor se adaptar ao relevo da região. Brasília é considerada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade.

A exposição é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF, os sete projetos finalistas do concurso sobre a proposta urbanística para a construção de Brasília.

Vídeos Relacionados