Entendimento

Expectativa é que Pacheco assuma de uma vez papel mediador na crise

Fux deve ser tranquilizado quanto a impeachment de ministros

acessibilidade:
Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal.

É cercada de expectativa muito positiva a reunião entre os presidentes Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta quarta-feira (18), que pode representar o início da mediação do senador em uma espécie de “acordo de paz” entre os poderes Executivo e Judiciário.

O problema é que as parte não confirmam o objetivo do encontro, mas é certo que Pacheco, advogado com forte atuação nos tribunais superiores de Brasília, deve assegurar a Fux que não deixará prosperar qualquer iniciativa contra o Judiciário, seja para instalar a CPI da Lava Toga ou promover impeachment de ministros.

É mais provável que ambos reafirmem o compromisso “contra retrocessos” etc, até como forma de isolar o presidente Jair Bolsonaro.

Apesar do papel institucional do presidente do Senado, como autoridade mediadora do entendimento, Rodrigo Pacheco é pré-candidato a presidente da República  e seus apoiadores não escondem o desinteresse na negociação de uma saída política para o País da qual Bolsonaro se beneficie.

Reportar Erro