Mais Lidas

Ajuda contra desastre

Exército envia 120 militares para limpar óleo das praias de Alagoas

Militares farão varredura em praias da Costa dos Corais e na foz do Velho Chico

acessibilidade:

Com a missão de limpar o óleo que atinge as praias alagoanas e do Nordeste há cerca de dois meses, 120 militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado Batalhão (BIMtz) do Exército Brasileiro embarcaram nesta segunda-feira (28) para praias de Jarapatinga, no Litoral Norte, e de Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas.

O tenente-coronel Cláudio Gadelha, comandante do 59° BIMtz, informou que os militares devem ficar ao longo da semana nestes locais estratégicos. Japaratinga é um cartão postal da paradisíaca Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, que vai de Pernambuco a Alagoas. E Piaçabuçu é o município que abriga a foz do Rio São Francisco, na divisa com Sergipe.

“Como esses municípios são longe do nosso Batalhão, os militares vão em duas bases. Semana passada conseguimos retirar da praia em Barra de São Miguel mais de 2 toneladas de óleo. Esperamos que com essa ajuda a gente consiga retirar bem mais resíduos”, disse o comandante, à reportagem da TV Gazeta de Alagoas.

Gadelha detalhou que os militares vão fazer um trabalho de varredura nas praias, utilizando equipamentos de proteção individuais (EPIs).

“Como os fragmentos estão pequenos, limpamos hoje, quando voltamos no dia seguinte, tem mais óleo. Então é um trabalho difícil, mas necessário”, disse o tenente-coronel. “Como esse óleo é tóxico, é fundamental utilizar equipamentos de segurança, como botas, luvas e máscaras, para evitar problemas de saúde”, concluiu.

Ao todo, 13 municípios alagoanos foram afetados pelo desastre ambiental do derramamento do óleo. São eles: Maceió, Piaçabuçu, Coruripe, Paripueira, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Japaratinga, Barra de São Miguel, Maragogi, Porto de Pedras. (Com informações do G1)

Reportar Erro