Política em Alagoas

Ex-prefeito anunciado como secretário irrita base de Renan Filho

Novo aliado político assume Assistência Social de Alagoas

acessibilidade:

Enquanto distrai antigos aliados e eleitores com o papo de que quer preservar o “perfil técnico” de seu secretariado, na reforma administrativa esperada desde novembro, o governador de Alagoas Renan Filho (PMDB) marcou para esta segunda-feira (9) a posse do ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Soares Pereira (PMDB), no comando da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Obviamente, a escolha do prefeito não tem nada de técnica. E dará abrigo aos novos aliados do clã Pereira, que resolveu ingressar no PMDB em junho de 2016, na véspera das eleições municipais. A notícia irritou parlamentares da base aliada do governador, que não admitem ver os novatos sentados à janela do veículo que só se mantem em movimento graças ao empenho de antigos entusiastas de Renan Filho.

“Olha aí o perfil técnico”, disse um dos insatisfeitos parlamentares aliados de Renan Filho, ao encaminhar ao Diário do Poder o convite para a posse do ex-prefeito, que é um dos sobrinhos-netos do senador Benedito de Lira (PP), rival do governador peemedebista em 2014. Os Pereiras dominam politicamente a região e sempre governaram com o apoio do senador. Tem na Assembleia Legislativa a deputada Jó Pereira (PMDB) e o ex-deputado e prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira (PMDB), nomes de maior destaque depois do tio-avô.

Usada politicamente pelo PT, sob as rédeas do ex-secretário Joaquim Brito, a Assistência Social de Alagoas promoveu cortes de programas essenciais para a sobrevivência da população pobre de Alagoas. Cortou o Programa da Sopa e outro que distribuía cestas nutricionais para gestantes pobres. Seu sucessor, este sim, um técnico, Antônio Pinaud, será substituído pelo ex-prefeito, após concluir projeto de que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Alagoas.

MARKETING FURADO

Aos novos aliados, tudo. A quem o elegeu, talvez, o resto. É essa a mensagem deixada pela reforma administrativa do governador alagoano, que já enfrenta entraves com a insatisfação da base política que o elegeu em 2014, que reclama nunca ter tido o tratamento político esperado, em retribuição ao apoio ao filho do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).

Como já perceberam o senador Fernando Collor (PTC) e o próprio tio do governador, o deputado estadual Olavo Calheiros (PMDB), o individualismo de Renan Filho já compromete sua base eleitoral para a reeleição em 2018. O motivo é a opção do governador por um projeto de marketing político que diz preservar o tal “perfil técnico” exigido pelo eleitor, mas não contempla com habilidade a necessidade de se fazer política com suas bases.

Com o poder do pai minguando, aliados como esperam novos passos de Renan Filho para decidir por onde seguir caminhando.

Reportar Erro