'Transparência'

Ex-gestores da Saúde denunciados por improbidade

Curiosamente, seu governo dobrou a oferta de leitos em UTI

acessibilidade:

Rafael Barbosa e Elias Miziara, ex-secretários de Saúde do DF na gestão Agnelo Queiroz, foram denunciados por "falta de transparência" na gestão de leitos de UTIs das unidades de saúde pública. A denúncia do Ministério Público do DF e foi aceita pela Justiça. Outros cinco gestores também foram denunciados. Curiosamente, o governo Agnelo dobrou a oferta de leitos de UTIs nas unidades de saúde.

O Tribunal de Contas do DF, por meio de uma auditoria, indicou que Barbosa e Miziara foram omissos ao regular os leitos de UTI, aumentando o risco de morte e agravamento de quadros clínicos de pacientes.

Eles teriam ainda desperdiçado cerca de R$ 13 milhões devido ao mau uso das UTIs. Um dos problemas verificados era a estadia de pacientes na UTI que já não precisavam do cuidado intensivo. Outra suspeita é que eles tenham gerido parte dos leitos para beneficiar terceiros.

Caso sejam condenados, os ex-gestores podem perder a função pública, ter a suspensão de direitos políticos por até cinco anos, pagamento de multa, proibição de fazer contratos com o poder público por até três anos e ainda o ressarcimento dos cofres públicos.

Reportar Erro