Caso Alstom

Ex-executivo da Siemens disse que Zaniboni sabia de acordos

Ex-funcionário disse ter recebido de Zambioni garantia de projeto vencer

acessibilidade:

De acordo com o depoimento de um ex-executivo da multinacional alemã Siemens ao Ministério Público de São Paulo nesta terça-feira (19), o ex-diretor de operações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), João Roberto Zaniboni, sabia do acordo entre as empresas que disputavam concorrências para o fornecimento e manutenção de trens.

A testemunha revelou detalhes ao Ministério Público sobre a formação e o funcionamento do cartel no sistema de licitações de trens no estado de São Paulo. O ex-funcionário administrou, no período de 2001 a 2007, a área de assuntos ferroviários da Siemens. Ele informou à Promotoria que representantes das empresas se reuniram para discutir o edital para a manutenção de trens das séries S2100 e S3000 da CPTM, na sede da Alstom. Ainda segundo o ex-funcionário, semanas antes da apresentação da proposta, ele foi chamado por Zaniboni à sede da CPTM e recebeu dele a garantia de que a Siemens venceria o projeto S3000.

Uma terceira reunião, realizada na sede da consultoria de Arthur Teixeira, teria definido o resultado. No encontro, seis empresas teriam definido que a proposta vencedora deveria ser um pouco abaixo do valor do orçamento. Ainda combinaram que a proposta teria um preço um pouco mais alto do que aquela que seria escolhida. Arthur Teixeira é investigado na Suíça por lavagem de dinheiro. Zaniboni nega as acusações.

Reportar Erro