CINESOLAR

Estrutural, cidade do DF, terá filme exibido a partir da luz solar

CINESOLAR fará apresentação na Estrutural

acessibilidade:

Os moradores da Cidade Estrutural, no Distrito Federal, poderão prestigiar no próximo sábado (24), às 18h, o projeto cinema itinerante. O vídeo é exibido a partir da luz do Sol, em local aberto. Desta vez, o escolhido foi filme Colegas, de Marcelo Galvão. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil e, segundo os organizadores, já está prevista para maio um novo circuito gratuito de exibições em diversas regiões do Distrito Federal.

Segundo a presidenta da Associação MariaVitoria Raro é Ser Igual (AMAVI), Lauda Santos, o cinema ao ar livre traz a proposta de ser um difusor da cinematografia brasileira. A ideia, segundo ela, é alcançar cidades que não têm acesso a salas de cinema, como a Estrutural, e oferecer um lazer diferenciado. Além disso, os organizadores do evento tentam explicar a importância do uso de energia renovável. ?O Brasil explora muito pouco as fontes alternativas de produção de eletricidade, e o CINESOLAR é um bom exemplo de como devemos utilizar estas energias em benefício da população e contribuir para a redução do consumo de energia no país?, explica.

Outra questão a ser discutida no evento será a inclusão pela ótica da superação de pessoas com diagnósticos de doenças genéticas. O longa aborda a história de três atores com Síndrome de Down, que buscam viver o lado bom da vida, de um viés lúdico, mas sem abrir mão de um certo realismo, eventuais problemas na dicção sucumbem a cenas engraçadas, como um impagável interrogatório policial com toda a trupe do tal instituto. ?O filme traz a reflexão de que a sociedade precisa ver uma pessoa com diagnóstico de doença rara, crônica, genética ou progressiva pelo que ela é, e não pela ótica da patologia. Afinal, ser raro é ser igual, e só vamos quebrar este preconceito a partir do momento em que apresentamos a população que é possível viver mais e melhor, lembrando que é necessário garantir o acesso aos serviços de saúde para que se alcance essa qualidade de vida?, comenta Lauda Santos.

O CINESOLAR é uma estação móvel equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a projeção de filmes e apresentações artísticas ? tudo isso utilizando energia limpa e renovável. O diferencial deste projeto é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar esse tipo de ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ.

Reportar Erro