Fraude eletrônica

Esquema usava tecnologia para fraudar bombas de combustíveis a distância, no Rio

Operação Luz prendeu operadores de fraudes em postos de combustíveis do Rio de Janeiro

acessibilidade:

O Ministério Público do Estado (MPRJ) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizam nesta segunda-feira (09) a Operação Luz, para cumprir cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão, após investigação que apurou a prática de crimes ligados a fraude eletrônica nas bombas de combustíveis em diversos postos de combustíveis do Estado.

Foram presos quatro acusados de operar o esquema, que permitia fraudar as bombas a distância. E foram encontradas adulterações em 12 postos de combustíveis.

Em Inquérito Policial conduzido pela Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), foi possível apurar a atuação de organização criminosa especializada em fraude eletrônica em bombas medidoras de combustível líquido, instaladas em postos de combustíveis em todo o Grande Rio, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, cujo objetivo é lesar os consumidores, em percentuais que variam entre 7% e 14%, fazendo com que paguem por uma quantidade maior que aquela efetivamente colocada no tanque do veículo.

O alcance da prática criminosa pode ser percebido em diversas cidades do Estado, principalmente Grande Rio, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, onde a organização criminosa, travestida de empresa lícita, mantém, pelo menos, 60 contratos de manutenção com postos de combustíveis, entre eles os postos JERMON e M&R, nos quais as fraudes foram descobertas pelos técnicos e peritos, e admitidas pelos responsáveis daqueles postos fiscalizados.

A Operação Luz é resultante da Força Tarefa Pit Stop que, semanalmente, desde o início de 2019, realiza ações de fiscalização para inspecionar postos de revendedores de combustíveis. Durante as operações de 2019, a força tarefa Pit Stop interditou 10 postos que operavam com sistema de dispositivo eletrônico para fraudar o volume de combustível fornecido.

A operação desta segunda-feira teve coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com o apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Metrologia (INMETRO) e Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM/RJ).

Também contribuíram com a operação os fiscais de Brasília, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, que inspecionam estabelecimentos localizados em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. (Com informações do MPRJ)

Reportar Erro