Mais Lidas

Agressão ambiental

Espessa mancha de óleo atinge praias de Aracaju e alerta sobre desastre no Nordeste

Estado é o mais atingido pela tragédia que afeta mais de 120 praias dos estados nordestinos

acessibilidade:

A chegada de uma espessa massa de petróleo em Aracaju (SE) levou órgãos ambientais a interditar a Praia dos Artistas, próxima ao Farol da Orla de Atalaia. Além da capital sergipana, as manchas de petróleo já se estendem pelas areias de mais de 120 praias de toda a região Nordeste.

As imagens do material se chocando com as pedras na maré alta demonstram a dimensão do desastre ambiental, na praia localizada no bairro Coroa do Meio. E mobilizam autoridades estaduais e da Marinha e do Ibama para investigar a ocorrência.

Equipes da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema) e dos órgãos federais percorrem todo o litoral do estado para avaliar os estragos na costa. As manchas que já atingem praias do Maranhão à Bahia apareceram no litoral de Pernambuco em 2 de setembro.

O diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, disse que o trabalho do órgão ambiental do Governo do Estado iniciou no dia 24 de setembro, quando foram encontradas as primeiras manchas em Sergipe.

“Estamos fazendo a análise da água para testar a balneabilidade de cada uma. As partes das praias onde foram encontradas as manchas serão isoladas. As equipes trabalham sob regime de plantão para fazer a coleta da água e amanhã teremos o resultado da balneabilidade, mas hoje elas ficarão interditadas para que as equipes possam fazer o trabalho no que se refere a esses impactos”, explicou Dias.

Veja vídeos da mancha encontrada nesta sexta em Aracaju:

Segundo o Governo de Sergipe, o laboratório da Marinha, que fica no estado do Rio de Janeiro, está fazendo análises diárias das coletas de amostras dos locais afetados pelo óleo.

“Temos 20 coletas feitas de todos os estados com alguns resultados preliminares. Segundo os primeiros dados se trata de petróleo cru e não é não é da bacia sedimentar do Brasil. As investigações são comandadas tanto pela Marinha, quanto pela Polícia Federal”, concluiu o presidente da Adema.

Veja mais imagens da tragédia ambiental:

Espessa mancha de óleo em praia de Aracaju (SE). Foto: Marcos Rodrigues/Governo de Sergipe

Material viscoso e denso dificulta limpeza de praia, em Aracaju (SE) Foto: Marcos Rodrigues/Governo de Sergipe

Estava prevista para esta tarde uma reunião de crise com um especialista do Ibama, enviado a Sergipe para ajudar na investigação das características da substância oleosa encontrada na costa. (Com informações do Governo de Sergipe)