Crise hídrica

Empresários do DF têm produção prejudicada pelo racionamento de água

Mais de 40% dos empresários se dizem prejudicados

acessibilidade:

A crise hídrica do DF vem prejudicando a produção no setor industrial brasiliense, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Apesar de ainda não afetar a maioria das 114 empresas entrevistadas, o rodízio de corte de água em todas as regiões administrativas prejudica a produção de 44,2% desses empresários.

Ainda de acordo com a pesquisa, 5,3% dos respondentes dizem que precisam parar a produção nos dias em que há corte de água. 4,4% afirmaram que o abastecimento demora a ser retomado. Apenas 1,8% das empresas afirmou que a produção é prejudicada e acarreta grandes perdas.

Impacto no faturamento

Para 33,6% dos empresários brasilienses, o racionamento de água afeta diretamente o faturamento de suas empresas. A maioria deles, aproximadamente 42%, teve prejuízo de 0,5% até 1% na receita. Já 13,2% das empresas tiveram alto impacto no faturamento, em mais 5%.

O número de empresas onde foi necessário dispensar funcionários por causa da falta de abastecimento foi de apenas 3,5%. A grande maioria, cerca de 86%, não precisou liberar os empregados. Um fator que contribui para que as indústrias não sejam muito afetadas pelo racionamento é o uso de caixa d’água. Cerca de 74% dos empresários contam com o recurso.

A pesquisa foi realizada com micro, pequenas, médias e grandes empresas, entre fevereiro e março deste ano.

Reportar Erro