Crise

Empresários apelam ao GDF para continuar funcionando

Documento com as demandas dos participantes será entregue ao GDF

acessibilidade:

A Frente Parlamentar de Ciências, Tecnologia e Inovação promoveu um debate, nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados, para tratar da crise que abate o cenário econômico no Distrito Federal.

Dados apresentados pelo Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista) mostram que entre 2008 e 2015, cerca de 500 empresas saíram do DF por causa do fim dos incentivos fiscais. O impacto resultou no fechamento de aproximadamente 100 mil postos de trabalho, além da redução de pelo menos R$500 milhões na arrecadação do ICMS. 

O presidente da Associação Comercial do DF, Cleber Pires está preocupado “nós temos um número assustador de empresas no Distrito Federal que estão encerrando suas atividades. Cerca de 25% das empresas do Plano Piloto estão desativadas. De um total de 10.670 estabelecimentos, 2.489 fechados”, relatou. 

Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana o aumento dos impostos não resolverá os problemas que o DF está enfrentando. Para ele o governo deveria fiscalizar a entrada de produtos no DF, “necessitamos de uma fiscalização ostensiva em toda a nossa fronteira. Hoje, o DF é um convite à sonegação e a evasão fiscal em razão do descontrole da fiscalização”.

Os participantes apontaram o Ministério Público como um dos entraves para o início de novos empreendimentos na cidade. Em relação a isso o procurador-federal da Justiça Leornado Bessa afirmou que o MP não é contra a atividade produtiva, “nossa missão é fiscalizar as leis. Muitas vezes as leis que precisam ser alteradas. A atuação do MP está vinculada à legislação”.

Os participantes  constataram  que há uma concorrência desleal com o comércio ilegal e a fiscalização no DF,  o que tem trazido números desanimadores para os empreendedores que querem dar continuidade ao seu negócio de forma regular, e até mesmo para aqueles que pretendem abrir uma empresa.

Agora um documento com as demandas dos empresários será entregue pelo deputado federal Izalci (PSDB) ao Governo do Distrito Federal.

Reportar Erro