Batalha continua

Em Maceió, tucano vai a 2º turno com 93 mil votos de vantagem

Rui teve 46% dos votos e Ciço passou com 24% na capital de AL

acessibilidade:

Apesar das expectativas por uma definição da eleição neste domingo (2), a disputa pela Prefeitura de Maceió foi para o 2º turno com um duelo entre o prefeito e candidato a reeleição Rui Palmeira (PSDB) e o deputado federal e ex-prefeito Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB).

O prefeito tucano foi o primeiro colocado com mais de 46,86% dos votos e sai com uma vantagem de 93 mil votos para enfrentar o ex-prefeito peemedebista que conquistou 24% do eleitorado.

Foram 197.134 votos para Rui Palmeira; 104.036 votos para Cícero Almeida e 91.650 votos para o terceiro colocado João Henrique Caldas, o JHC, do PSB. Números que demonstram que o desempenho do prefeito tucano superou a soma dos votos do candidato de Renan, mais os do deputado federal JHC.

Após a confirmação do 2º turno, somente o candidato do PSDB foi ao encontro de seus eleitores e concedeu entrevista à imprensa. Segundo o assessor jurídico de Cícero, Luciano Guimarães mata, o candidato do PMDB já havia se recolhido para dormir, por volta das 20h, antes da totalização da apuração, porque estaria esgotado fisicamente.

O candidato Gustavo Pessoa (PSOL) obteve 12.924 votos (3,07%), superando o deputado federal Paulão (PT), que conquistou 10.267 votos (2,44%). O líder comunitário Fernando do Village (PMN) recebeu 2.759 votos (0,66%), superando o candidato do partido do senador Fernando Collor, Paulo Memória (PTC), que obteve 1.935 votos (0,46%).

"Vitória adiada”

Aos jornalistas, Rui disse estar preparado para a guerra do 2º turno. E considerou que as urnas demonstraram um grande resultado, ao avisar que, já nesta segunda-feira (2) começará a batalhar pela vitória no final deste mês de outubro.

“A eleição agora é polarizada. Vamos atrás de todos os votos que não votaram no adversário. E continuar mostrando propostas, trabalhando e apresentando o que queremos para o futuro e o presente de Maceió, com uma expectativa muito boa. Saímos com uma grande diferença em relação ao segundo colocado. E a expectativa é de uma grande vitória, que foi adiada, mas, no final do mês certamente virá. Uma grande vitória do 45”

Sobre a possibilidade de se aliar a JHC, Rui Palmeira disse ser cedo para falar sobre o tema. Mas sinalizou que vai buscar o diálogo. “Vamos dialogar com todo mundo que participou desse pleito”, respondeu, quando questionado pelo radialista Rogério Costa.

Sobre o nível da campanha, Rui Palmeira afirmou ainda que sempre encarou todos os candidatos com respeito, em todos os sentidos, sobretudo eleitoralmente falando, ao se referir ao seu adversário do 2º turno. “É um candidato que foi oito anos prefeito. Então, a gente nunca desmereceu ninguém”, avaliou.

“Verdade vai aparecer”

Por meio de nota encaminhada à imprensa, Ciço agradeceu pelos votos e disse que cairá em campo para fazer aparecer “a verdade sobre Maceió” e provar que tem projetos para o município.

Leia a nota do candidato do PMDB:

O candidato Cícero Almeida agradece todos os votos recebidos neste primeiro turno e deve entrar com força total nesta segunda etapa da campanha. Para Cícero uma nova eleição começa agora e a verdade sobre Maceió vai aparecer. “Vamos cair em campo para provar aos maceioenses que temos projetos para retomar o crescimento da nossa cidade”

Reportar Erro