Paraíso iluminado

Em Maceió, iluminação e Natal dos Folguedos voltam a encantar fim de ano

Ornamentação adorna cenário paradisíaco da orla marítima que receberá atrações culturais

acessibilidade:
Totem na orla de Maceió com iluminação natalina. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A capital alagoana voltou a entrar no clima do Natal com seu estilo encantador que já virou tradição para celebrar o fim de ano. A Prefeitura de Maceió instalou, em diversos pontos, a iluminação natalina. Não bastassem os atrativos visuais que adornam o cenário paradisíaco, foi divulgada hoje (2) a programação da quarta edição do projeto Natal dos Folguedos, que leva para a orla a diversidade das manifestações culturais locais, tudo adaptado aos cuidados contra a pandemia de covid-19.

Na despedida do último ano da administração do prefeito Rui Palmeira, a nova iluminação na orla marítima transformou o coqueiral da Ponta Verde em um corredor iluminado por um pisca-pisca multicolorido e sincronizado. Ornamentação que virou atração para visitantes e maceioenses, mesmo com ornamentação reduzida em 40% em relação ao ano passado, por causa dos protocolos de combate ao novo coronavírus.

Na orla, os ornamentos podem ser vistos desde a orla do Jaraguá, percorrendo a Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca até chegar à praia de Cruz das Almas. Mas a ornamentação também contempla, além das praias, o Centro e a periferia, em pontos estratégicos como o Mirante do Jacintinho, o Calçadão do Comércio, e a Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e ainda a Praça da Faculdade e o Corredor Vera Arruda.

Veja como ficou um dos principais cartões postais da capital alagoana, em vídeos que viralizaram nas redes:

“Este ano, foi preciso reduzir o número de ornamentos e adequar a decoração natalina às necessidades do momento. Para evitar aglomeração e garantir a segurança de todos, priorizamos os itens aéreos, como piscas e projetores em postes e coqueiros, em detrimento dos terrestres. Mesmo com essas adequações, a Prefeitura de Maceió vai conseguir oferecer a maceioenses e turistas um Natal bonito e iluminado, o que já é referência entre os destinos nacionais”, explica o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão.

Maceió recebeu tradicional iluminação de Natal. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Ação cultural, mas sem cortejo na pandemia

Há quatro anos, o festejo abre a alta temporada turística na capital alagoana e foi incorporado à programação de fim de ano, reunindo a beleza dos tradicionais folguedos populares, com seus brilhos, sons, danças, cores e trajes, a gastronomia diversificada e o genuíno artesanato alagoano.

Apresentação do Natal dos Folguedos em Maceió, em 2018. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió/Arquivo

Este ano, o Natal dos Folguedos obedecerá todas as normas sanitárias estabelecidas para prevenção à Covid-19, bem como às regras de distanciamento, higienização e limitação de público previstas no Protocolo de Biossegurança (confira aqui), elaborado especificamente para o evento. Nesta quarta edição não será realizado o cortejo cultural, que no ano passado arrastou centenas de brincantes pela orla da capital.

A programação tem início na sexta-feira (04) e prossegue até o dia 20 de dezembro, a partir das 18h, na Praça Multieventos, na praia da Pajuçara, com a tradicional feira gastronômica, apresentações de coco de roda, pastoril, fandango, bumba meu boi, guerreiro, baianas, ciranda, samba de roda, bandas de pífanos, grupos afros, artistas e bandas locais, além de outras atrações.

Já confirmaram presença os músicos Tião Marcolino, Eliezer e Jaques Setton, Lula Sabiá, Xameguinho, Wilma Araújo, Elaine Kudera, Chau do Pife e Fernanda Guimarães. Nas sextas e sábados também terá projeção mapeada, às 20h, uma atração à parte para quem for prestigiar o evento. (Veja a programação abaixo)

Orla da Ponta Verde com iluminação de Natal divide as atenções. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Culinária e artesanato

O melhor da culinária terá lugar especial com a tradicional feira gastronômica a preços populares, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a participação de 11 empresas associadas: Rota 82, Papa Fritas, Budega da Macaxeira, Maria Coxinha, Açaí Brasil, Sucreepe, Lud House, In Natura, Caatinga Rocks, Hop Bros e Lira’s Burguer.

A programação inclui ainda venda de artesanato, Casa do Papai Noel, Espaço Kids e iluminação temática, um espetáculo de cores e luzes que torna a cidade ainda mais bela.

O Natal dos Folguedos 2020 tem patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Programação do Natal dos Folguedos

04/12 (Sexta-feira)

19h – Projeção Mapeada

Tião Marcolino

20h – Fandango do Pontal e Coco de Roda Xique Xique

21h – Mel Nascimento

05/12 (Sábado)

19h – Lula Sabiá

20h – Projeção Mapeada

Boi Treme Terra e Guerreiro Mensageiro de Padre Cícero

21h – Jaques Setton

06/12 (Domingo)

19h – Xameguinho

20h – Baianas Mensageiras de Santa Luzia e Coco de Roda Los Coquitos

21h – Abanos do Forró

09/12 (Quarta-feira)

19h – Val Bocca

20h – Boi Dragão Kids e Cirandeiras Alagoanas

21h – Joelson dos 8 Baixos

10/12 (Quinta-feira)

19h – Lara Melo

20h – Baianas Ganga Zumba e Taieiras Alagoana

21h – Nara Cordeiro

11/12 (Sexta-feira)

19h – Sandoval do Forró

20h – Projeção Mapeada

Coco de Roda Reis dos Cangaço e Samba Show Gaviões da Pajuçara

21h – Gabriel Henrique & Matheus

12/12 (Sábado)

19h – Gil Neves

20h – Projeção Mapeada

Guerreiro São Pedro Alagoano e Pastoril Estrela de Belém

21h – Igbonan Rocha

13/12 (Domingo)

19h – Rogério Nicácio

20h – Boi Força Bruta e Coco de Roda Reviver

21h – Eliezer Setton

16/12 (Quarta-feira)

19h – Fidellis e Cabroeira

20h – Coco de Roda Catolé e Pastoril Sagrado Coração de Jesus

21h – Kel Monalisa

17/12 (Quinta-feira)

19h – Irineu Nicácio

20h – Boi Bumba Alagoano e Samba de Roda K’Posú Betá

21h – Tamboricas

18/12 (Sexta-feira)

19h – Lucy Muritiba

20h – Projeção Mapeada

Coco de Roda Paixão Nordestina e Afoxé Odo Iyá

21h – Wilma Araújo

19/12 (Sábado)

19h – Elaine Kundera

20h – Projeção Mapeada

Guerreiro Vencedor Alagoano e Banda de Pífano Flor do Nordeste

21h – Chau do Pife

20/12 (Domingo)

19h – Cai Dentro

20h – Boi Axé e Junina Santa Fé

21h – Fernanda Guimarães

(Com informações da Secom Maceió)

 

 

Reportar Erro