Reforma administrativa

Em Maceió, fusões extinguem pastas da SMCCU, Habitação e Segurança

Ordem Pública e Desenvolvimento Territorial serão novas pastas

acessibilidade:

Sede da Prefeitura de Maceió (Foto: Secom Maceió)A redução da estrutura administrativa da Prefeitura de Maceió não será um gesto simbólico do prefeito Rui Palmeira (PSDB) para contenção de despesas, muito menos para abrigar aliados da última eleição e elevar os gastos. As mudanças anunciadas na última sexta-feira (2) pelo gestor tucano podem reduzir até quatro estruturas administrativas (entre órgãos e pastas), com o objetivo de atender reclamações de setores como o de vendedores ambulantes e empresários. A última versão do projeto de lei chega à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (6), e deve ser apreciado antes do recesso.

As alterações que podem reduzir de 29 para até 25 estruturas administrativas têm como ponto central a extinção da problemática Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), saturada de atribuições que serão absorvidas por outras secretarias. A Secretaria de Habitação Popular e Saneamento também será extinta, tudo sem prejuízo para os servidores.

"Nós vamos pegar partes de secretarias e juntar com outras. Dar mais racionalidade para esse sistema que entendemos que hoje não tem funcionado bem, sobretudo no quesito licenciamento de empreendimentos. Queremos pegar toda a parte de licienciamento que hoje está dividida no Planejamento, SMCCU, Meio Ambiente e SMTT e jogar todas em um único órgão", antecipou o prefeito tucano à imprensa, na última sexta-feira (2).

Como será?

O Diário do Poder apurou que, neste processo, nascerá uma pasta que vai cuidar da Ordem Pública, absorvendo a Secretaria de Segurança Comunitária e Cidadania, de onde virão os guardas municipais. A pasta vai atuar na fiscalização de posturas urbanas e outras tarefas na área onde a SMCCU atuava.

O projeto dará fim ao monstrengo administrativo em que se transformou a SMCCU, que trata do coco apreendido com vendedores ambulantes não cadastrados, ao licenciamento de empreendimentos e eventos milionários que queiram se instalar em Maceió, mais alvará de habite-se, etc. 

Ainda será criada a pasta Desenvolvimento Territorial, que cuidará do licenciamento de empreendimentos e eventos em Maceió, abarcando a estrutura da pasta da Habitação, que articula a vinda de empreendimentos de casas populares para a capital alagoana e será extinta.

As mudanças já eram previstas antes da campanha da reeleição, mas o prefeito preferiu aguardar o fim do período eleitoral para implantá-las.

Reportar Erro