Todos confiantes

Em Maceió, dúvida sobre 2º turno pauta candidatos na hora do voto

Rui diz estar pronto, Ciço crê no 1º turno e JHC tem confiança

acessibilidade:

A existência ou não de 2º turno foi a pauta central dos discursos dos candidatos a prefeito de Maceió, no momento da votação na manhã deste domingo (2). De acordo com a pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (30), o prefeito e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) está no limite da possibilidade de vitória em 1º turno, ao obter 41% da preferência do eleitor, e 46% na simulação de votos válidos.

Em contraste com a expectativa da imprensa e dos maceioenses, o prefeito Rui afirmou não ter preferência sobre vencer em 1º turno ou quem enfrentar no 2º turno. Mas demonstrou confiança na reeleição.

“Eu tô pronto para ganhar a eleição, independente de ser em 1º ou em 2º turno. Se vier hoje, melhor ainda. Se não, a gente vai estar preparado para enfrentar quem quer que venha pela frente”, disse o candidato tucano à reeleição

Ciço: acaba hoje

Já o segundo colocado na disputa pela sucessão da Prefeitura de Maceió, o deputado federal e ex-prefeito Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), disse estar convicto de que não haverá 2º turno, ao votar na manhã deste domingo (2).

O candidato apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros diminuiu seu desempenho na última pesquisa do Ibope, pontuou 23% e está em empate técnico com o candidato do PSB, João Henrique Caldas, o JHC, que obteve 21% das intenções de voto.  

“Pelo carinho do povo, pela força de vontade de lutar e de trazer de volta a dignidade, o respeito, o amor, o carinho, o trabalho à população, eu continuo convicto de que nós vamos decidir a eleição hoje. Vocês não vão ter trabalho no segundo turno. E o que Deus programou o homem não consegue destruir de forma alguma”, disse Ciço, apesar de ter dito que espera contar com o apoio do candidato JHC, caso haja 2º turno.

Fuga do tradicional

Ao votar, o candidato JHC também foi questionado sobre o 2º turno e a suposta aliança com o candidato do PMDB. E respondeu que confia na sua passagem para uma nova etapa da campanha após o resultado deste domingo.

“São plataformas de governo distintas. E é claro que a gente espera ir para o 2º turno. Se o candidato falou isso, foi por conta própria. Mas vamos estar lá no segundo turno para poder mostrar para a população que nossas ideias são melhores e estamos fugindo da política tradicional para melhorar a qualidade de ensino e saúde despolitizada”, disse JHC.

Deputado Paulão (Foto Secom Maceió)Campanha desigual

O mesmo levantamento do Ibope aponta Paulão (PT), com 2%. Ao votar, o petista disse que vai respeitar o resultado das urnas e que acreditava no 2º turno. E reclamou de uma campanha desigual.

Os demais candidatos Gustavo Pessoa (PSOL), Fernando do Village (PMN) e Paulo Memória (PTC) têm 1% das intenções de voto.

A pesquisa citada nesta matéria foi encomendada ao Ibope pela TV Gazeta de Alagoas LTDA. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o protocolo Nº AL-00492/2016. Foram ouvidos 602 eleitores desde a terça-feira (27) até esta sexta (30), sendo que poucos eleitores foram ouvidos após o debate da última quinta-feira (29).

A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. 

 

Reportar Erro