Arrependimento tardio

Em Maceió, aliados de Renan tentam reatar com Rui Palmeira

Rui não reatará com 'traidores' arrependidos por apoiar Renan

acessibilidade:

Vereadores aliados do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) buscam o caminho de volta à gestão do prefeito reeleito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), após terem virado as costas para a administração com quem mantinham aliança, para abraçar a candidatura derrotada de Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), a prefeito de Maceió. Mas pelo menos três deles não terão mais o espaço que renegaram durante a campanha.

A ressaca do vexame imposto pelo eleitor ao candidato da família Calheiros tem causado dor de cabeça aos vereadores Antonio Hollanda (PMDB), Sílvio Camelo (PV) e Galba Netto (PMDB). Os três deixaram de lado o discurso contrário ao prefeito tucano e já demonstram o desejo de desarmar o palanque e recuperar o espaço perdido na base aliada e, principalmente, recuperar os cargos ocupados na Prefeitura de Maceió.

Rui Palmeira trucidou Ciço no 2º turno, quando o eleitor impôs a derrota do candidato de Renan com diferença de mais de 20 pontos percentuais. Com a vitória expressiva, o prefeito tucano já se habilita a disputar mandato em 2018, contra a reeleição do governador Renan Filho (PMDB), ou até mesmo contra Renan, no Senado. E apesar de Rui ponderar sobre ser candidato na próxima eleição geral, os vereadores aliados dos Calheiros demonstram ter compreendido o recado do eleitor.

Antonio Hollanda apoiou Ciço explicitamenteTraições

Antonio Hollanda tinha várias indicações de gestores de postos de saúde em Maceió e pulou fora da forma mais leviana, na visão do prefeito. Mas já está conversando com vereadores, e mandando recados para interlocutores do prefeito alegando não ter apoiado Ciço, na prática, e ter apoiado Rui Palmeira, “na baixa”.

O vereador peemedebista realmente era um dos maiores entusiastas para garantir que o governador Renan Filho (PMDB) se tornasse aliado da reeleição tucana. Mas não resistiu à pressão dos Renans e engoliu o ódio que nutria por Ciço, que lhe impôs orgulho de ter sido demitido da direção do PAM Salgadinho pelo ex-prefeito, em 2010. Antonio Hollanda tem dito que só apoiou Ciço para manter os cargos dos filhos, Fernando Hollanda, no Governo de Alagoas, e Antonio Hollanda Júnior, no gabinete de Renan Calheiros.

“Rui não perdoa, porque o vereador Antonio Hollanda esteve no gabinete do prefeito dizendo que não votava de jeito nenhum no Ciço, mas, no outro dia apareceu em imagens do lançamento da própria candidatura, demonstrando apoio a ele”, disse um dos vereadores aliados do tucano.

Rui Palmeira também ficou chateado com Galba Netto, cujo pai foi vice na chapa de Ciço, e vai recuperar o espaço que tinha no governo. Mas Sílvio Camelo é outro vereador com quem o prefeito descarta qualquer diálogo para abertura de espaço na administração.

O vereador do PV teve todas emendas liberadas, inclusive para repasse de recursos para o time de futebol de sua base eleitoral, o CSA. E, depois de pular fora da aliança tucana com o argumento de que buscaria uma coligação onde garantiria sua reeleição, Camelo foi acusado de atuar nos bastidores para jogar a torcida do CSA contra o prefeito, quando a administração deixou de repassar recurso para o time, devido ao período eleitoral. O vereador nega a acusação.

“Quem traiu, que fique na oposição”, é o recado definitivo para o trio.

Reportar Erro