Dia de festa

Em homenagem à constituinte, Aécio recebe medalha

Senador-presidenciável foi um dos homenageados no Senado

acessibilidade:

Entusiasmado, o senador-presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu os cumprimentos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na homenagem aos 25 anos da Constituição Federal. Aécio foi um dos homenageados a receber a Medalha Ulysses Guimarães, entregue pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Ao lado de Renan, a integrante da mesa da sessão especial, Fafá de Belém cantou o hino nacional. Convidados, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor não puderam comparecer à sessão.

As garantias políticas, as inovações no campo social e o caráter cidadão da Constituição de 1988, foram destacados na sessão solene realizada pelo Senado, nesta terça-feira (29), em homenagem aos 25 anos da Carta Magna. Foram condecorados com a Medalha Ulysses Guimarães os ex-presidentes José Sarney e Luís Inácio Lula da Silva, além de todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988).

Ao abrir a sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enumerou as inovações constitucionais contidas no documento aprovado em 1988, como o atendimento especial às pessoas com deficiência; a demarcação de terras indígenas; o reconhecimento dos direitos dos quilombolas; a possibilidade de realização de referendos e plebiscitos; a garantia do salário mínimo, antes previsto apenas em lei; e o fortalecimento do Ministério Público, entre outras.

Presidente da República no momento da promulgação e responsável por convocar a Constituinte, em fevereiro de 1987, o senador José Sarney (PMDB-AL) citou como conquistas importantes a estabilidade democrática; a transparência do Estado; a ampliação dos direitos sociais; e a liberdade de imprensa. Nos últimos 25 anos, assinalou, o Brasil não teve nenhuma crise institucional.

Reportar Erro