Poder decadente

Em Alagoas, deputado recusa aliança com Renan Filho e apoia rival

Deputado decide manter aliança com prefeito de Maceió por 2018

acessibilidade:

O ex-governador e coordenador da bancada federal alagoana Ronaldo Lessa (PDT) já descartou o reingresso de seu partido no governo de Renan Filho (PMDB) em Alagoas. A decisão foi tomada na última segunda-feira de 2016, dia 26, e confirmada por Lessa ao Diário do Poder, ao fim da posse do prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB), neste domingo (1º).

Ronaldo Lessa confirmou que manterá sua aliança com o prefeito de Maceió, que é o maior rival do projeto de reeleição o governador de Alagoas, após ter sido reeleito com mais de 60% dos votos, em uma dura campanha contra o candidato de Renan Filho e do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado federal Cícero Almeida, o Ciço (PMDB).

Há duas semanas, Lessa afirmou ao Diário do Poder que não havia “termo de fidelização para 2018” na aliança com o prefeito tucano. Mas também disse que somente um pedido para que antecipasse sua decisão sobre seu apoio para as próximas eleições o faria escolher entre uma composição com o prefeito ou com o governador.

“Resolvemos não discutir qualquer espaço no Governo [Estadual] agora”, afirmou o deputado federal do PDT, ao ser questionado pelo Diário do Poder sobre a desistência da composição com o governo de Renan Filho.

Lessa segue firme com Rui (Foto: Secom Maceió)2018 EM JOGO

Apesar de ter se reunido, às 14h do dia 26, e recusado convite do governador para a composição visando às próximas eleições, Ronaldo Lessa foi diplomático ao negar a existência do convite de Renan Filho para reingresso no governo e da condição imposta para que apoiasse a reeleição do governador em 2018.

Porém, sua definição para seguir atuando na administração tucana de Rui Palmeira revela o que esteve em jogo nas tratativas com o governador Renan Filho.

“Achamos que não é hora disso. Vou ficar aqui no município. Não foi feito [o convite], pelo contrário, acho que ele [Renan Filho] percebeu que não estávamos confortáveis. Acabou eleição, o prefeito [Rui Palmeira] nem tinha tomado posse e a gente já estar… Não é a hora adequada. Eu vou continuar ajudando o governo. Ele pode ter certeza disso e ele tem. Porque é meu dever como deputado e como coordenador da bancada. Vou ajudar como for possível”, concluiu Ronaldo Lessa.

O PDT de Lessa ocupa duas secretarias na administração de Rui Palmeira: Esporte, com Daniel Mello, e Trabalho, com Ricardinho Lessa. O partido foi enxotado do governo de Renan Filho, onde ocupava a pasta do Trabalho, após Ronaldo Lessa anunciar apoio à reeleição do prefeito Rui Palmeira, em 2016, no momento em que Renan Filho ainda tentava obter do tucano o compromisso de que não disputaria eleição majoritária em 2018.

TÃO LONGE, TÃO PERTO

Apesar de ter dito há duas semanas que 2018 “está longe”, Lessa já reflete sobre seu ingresso na disputa pelo Senado, em uma das duas vagas que também será disputada pelo presidente do Senado Renan Calheiros.

Ou seja, de amigo “querido e festejado” por assessores peemedebistas nas últimas solenidades do Governo Estadual em 2016, Lessa deve voltar a ser o remédio amargo com o qual Renan Filho deverá seguir medicando sua gestão, em busca de recursos e sintonia com as ações conjuntas da bancada alagoana no Congresso Nacional, que não se resume ao combalido poder político de seu pai.

Reportar Erro