Paraná pesquisas

Eduardo Paes lidera corrida pela Prefeitura do RJ com 25,1% da preferência, diz pesquisa

Insatisfação com a gestão de Crivella é relatada por mais de 70% dos entrevistados

acessibilidade:
Democrata Eduardo Paes lidera intenção de voto para a Prefeitura do Rio. Foto: João Paulo Engelbrecht/ PCRJ

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (Democratas), reaparece liderando as pesquisas para a disputa da Prefeitura carioca. Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, Paes tem a preferência de 25,1% dos eleitores, pontuação que o coloca em confortável vantagem sobre os demais. Sobretudo, considerando que o principal oponente, de acordo com a pesquisa, é o atual prefeito Marcelo Crivella que tornou-se, ontem (24), inelegível pelos próximos 6 anos.

Foram entrevistados 910 eleitores entre os dias 20 e 24 deste mês, com idade igual ou superior a 16 anos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº RJ-08624/2020 e o grau de confiança é de 95% com margem de erro de 3,5%.

As entrevistas ocorrem de duas formas, espontânea e simulada. Para a primeira, os pesquisadores questionam ao entrevistado em quem ele votaria caso a eleição ocorresse hoje; o segundo método, simulado, são apresentados os nomes dos candidatos e o eleitor entrevistado escolhe um ou opta por nenhum. Em ambas, o eleitor pode dizer-se indeciso ou escolher não votar em ninguém.

Estimulada – Paes lidera

Quando apresentados os nomes dos candidatos à cadeira da prefeitura, o democrata recebe 25,1% da preferência, seguido pelo atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) que recebeu 13,6%  dos votos. Em terceiro e quarto lugares estão as deputadas federais Delegada Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT), que tiveram 7,3% e 3,6% da escolha, respectivamente.

Na lista aparecem ainda os nomes de outras duas deputadas federais. Primeiro, Clarissa Garotinho (PROS) em sexto lugar no ranking da prefeitura, com 2,2% da preferência. A parlamentar é filha de Anthony Garotinho que representou o executivo estadual do Rio em 1998.

Também no esquema ‘de pai para filha’, Cristiane Brasil (PTB), agora presa na Operação Catarata por suspeita de participação em esquema de corrupção, aparece em décimo lugar na pesquisa, com 0,9% da preferência dos eleitores cariocas. Cristiane é filha Roberto Jefferson, presidente do PTB.

Espontânea – Indecisão

No método espontâneo, sem a apresentação dos candidatos, o eleitor carioca mostrou estar bastante indeciso. Responderam não saber em quem votar 62,1% dos entrevistados, seguido pela escolha de votar em ninguém que acumulou 15,8% dos votos.

Paes aparece em terceiro lugar, com 8,1% da preferência sobre indecisos e ninguém. Entretanto, foi o nome mais lembrado pelos eleitores e tem Crivella na sequência, sendo lembrado e preferido por 5,7% dos entrevistados. A tímida vantagem do democrata sobre o republicano deverá deslanchar sobre os demais, com o impedimento decidido ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) pela inelegibilidade de Marcelo.

O fiasco da gestão Crivella

A Paraná Pesquisas também apurou a satisfação dos entrevistados em relação à administração do atual prefeito, Marcelo Crivella. A desaprovação apresentou gritantes 71,4%, contra 24,8% que disseram aprovar e 3,7% dos entrevistados que afirmaram não saber ou não quiseram opinar. 

No qualitativo ficou assim: julgaram a gestão do republicano como “ótima” 2,4%; “boa” 11,6%; “regular” 24,1%; “ruim” 12%; e “péssima” 48,6%. Não souberam avaliar 1,3% dos entrevistados.

 

Reportar Erro