Economia

Economia brasileira recua 1,5% no primeiro trimestre

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB caiu 0,3%

acessibilidade:
Foto: Marcos Paulo / USP

De acordo com informações divulgada nesta sexta-feira (29), pelo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 1,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com último trimestre de 2019.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB caiu 0,3%. Em 12 meses, o PIB acumula alta de 0,9%. PIB  é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país,

Segundo comunicado do IBGE: “A queda do PIB do primeiro trimestre deste ano interrompe a sequência de quatro trimestres de crescimentos seguidos e marca o menor resultado para o período desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012”.

O instituto aponta que a retração da economia brasileira no começo do ano teve como causa principal o recuo de 1,6% nos serviços, setor que representa 74% do PIB. A indústria também caiu (-1,4%).

O consumo das famílias também apresentou queda de  2%, interrompendo uma sequência de 12 trimestres seguidos de alta, enquanto que os investimentos (3,1%) e o consumo do Governo Federal (0,2%) tiveram variações positivas em relação ao trimestre anterior.

As exportações de bens e serviços tiveram contração de 0,9%, enquanto as importações cresceram 2,8% em relação ao quarto trimestre do ano passado.

Reportar Erro