Abertura do Ano Judiciário

Três Poderes são unidos pelos princípios da Constituição, diz Barroso em solenidade

O presidente do STF destacou a independência dos Poderes em ato que contou com a presença do presidente da República, da Câmara e do Senado

acessibilidade:
Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. (Foto: Gustavo Moreno/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, abriu o ano judiciário em solenidade com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos novos presidentes do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Em discurso, Barroso destacou a independência do Três Poderes.

“Os três Poderes aqui presentes são unidos pelos princípios e propósitos da Constituição. Somos independentes e harmônicos, como manda a Constituição. Porém, mais do que isso, somos pessoas que se querem bem e, acima de tudo, querem o bem do Brasil” , disse o presidente do STF.

Barroso ainda afirmou que divergências entre os Poderes são naturais e defendeu o papel do Judiciário.

“Nós decidimos as questões mais complexas e divisivas da sociedade brasileira. E, naturalmente, convivemos com a insatisfação de quem tem interesses contrariados. É assim com todas as cortes constitucionais do mundo, dos Estados Unidos à África do Sul, da Colômbia a Israel”, declarou.

Para o presidente do STF, a Corte é “imunes às paixões políticas de cada momento” por ser formado por agentes com formações técnicas e não por autoridades eleitas.

“Lembro que todas as democracias reservam uma parcela de poder para ser exercida por agentes públicos que não são eleitos pelo voto popular, para que permaneçam imunes às paixões políticas de cada momento. O título de legitimidade desses agentes é a formação técnica e a imparcialidade na interpretação da Constituição e das leis” completou Barroso.

Reportar Erro