Teto de santuário que desabou: Laudo aponta elevados sinais de oxidação
O documento foi entregue à Polícia Civil que segue com as investigações
Laudo do Instituto de Criminalística de Pernambuco aponta que a causa do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição se deu por conta da oxidação nas peças metálicas que ofereciam apoio ao telhado do local.
“Mesmo com a aplicação da manta asfáltica sobre a coberta do Santuário, esta não evitou efetivamente que houvesse a infiltração de água naquela estrutura, ficando caracterizada uma falta de manutenção preventiva”, destaca o documento assinado pelo perito criminal, dr. Fernando Luiz da Silva.
A falta de manutenção corroborou para que a manta asfáltica no teto do Santuário não impedisse a infiltração de água na quinta treliça no sentido torre-altar ao lado direito.
Com a oxidação a peça perdeu aderência com a viga de concreto que compõem a parede e não resistiu ao peso de telhas, forro, manta asfáltica e placas solares.
O teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição desabou no dia 30 de agosto de 2024, deixando 2 mortos e cerca de 29 pessoas feridas. No momento em que o telhado desabou, acontecia uma entrega de cestas básicas, que foi organizada pela diocese.
O laudo foi finalizado no dia 25 de novembro e entregue à Polícia Civil que analisará o documento que será incorporado ao processo investigativo que ainda segue em curso.