Clientes da 99Pay

Banco Central registra novo vazamento de chaves Pix

O indicidente ocorreu "em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instuição"

acessibilidade:
Tem se tornado comum o vazamento de dados de clientes e instituições financeiras ao usar o pix. (Foto: EBC)

O Banco Central informou nesta quarta-feira (10) outra ocorrência de vazamento de dados cadastrais vinculados às chaves do Pix. A responsabilidade está sob a 99Pay Instituição de Pagamento.

Foram potencialmente expostos quase 40 mil dados cadastrais vinculados à chave Pix. Apesar disso, dados sensíveis, como saldos dos clientes ou senhas, não chegaram a ser expostos. Entretanto, o vazamento resultou em informações cadastrais, como número de conta, CPF com máscara, agência e instituição de relacionamento. Portanto, movimentar recursos da conta ou acessá-las, não será possível.

Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transicionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC. 

De acordo com a autoridade monetária, o incidente de segurança ocorreu por “falhas pontuais” em sistemas da 99Pay. 

Foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, acrescentou o BC.

A notificação para os clientes que tiveram seus dados expostos, será por meio do aplicativo ou pelo internet banking de seus bancos, e deixa informado a prevenção contra possíveis golpes.

Nem o Bc nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação com os usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, informa o BC.