Afogados

Polícia indicia Cobasi por morte de animais em enchetes do RS

Funcionários das repartições também foram responsabilizados pela morte dos animais

acessibilidade:

A Polícia Civil indiciou por crime ambiental a empresa Cobasi, dona de duas lojas onde animais à venda morreram após as inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio. O inquérito foi concluído e mandado ao Judiciário na quarta-feira (12).

Sete funcionários das repartições também foram responsabilizadas, incluindo uma gerente regional e uma responsável técnica pelos animais.

Outra empresa da mesma área, a loja Bicharada, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, no Centro Histórico de Porto Alegre, também foi indiciada, além de dois funcionários. A Polícia Civil identificou animais mortos no local após a inundação.

As lojas se encontram no Shopping Praia de Belas, localizado na zona central da cidade, e na Avenida Brasil, no bairro São Geraldo. Ao todo, foram encontrados 175 bichos mortos pela polícia nos locais. Em coletiva de imprensa, a delegada Samieh Saleh, responsável pelo caso, comentou sobre a omissão dos funcionários e da Cobasi: “Importante salientar que duas unidades fazem parte da mesma rede nacional, com faturamento bilionário anual, e mesmo assim não realizaram qualquer atitude para retirar os animais antes da enchente, ou ainda, para resgatá-los quando a água já acessava as lojas. Foi necessário que terceiros, resgatistas, tomassem conhecimento dos fatos para que alguma ação fosse tomada”.

“Durante a investigação, foi constatado que a omissão por parte dos responsáveis pela empresa resultou não somente em sofrimento aos animais, mas também na morte de diversos deles, incluindo aves, peixes e roedores” concluiu a delegada.

Reportar Erro