Justiça condena à prisão empresário que hostilizou Zanin em banheiro
Basseto Júnior foi condenado a quatro meses de prisão e também terá que pagar uma multa de R$ 10 mil

O empresário Luiz Carlos Basseto Júnior foi condenado a quatro anos de prisão por ameaça e incitação ao crime por ataques feitos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, em banheiro do Aeroporto de Brasília, em 2023.
Na época do acontecido, Zanin era advogado do presidente da República, Lula. No vídeo feito pelo empresário, é possível ver Basseto chamando o ministro de “bandido”, “corrupto”, “safado”, “vagabundo” e “pior advogado que possa existir na vida”. Ele ainda ameaçou agredir o magistrado, “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse”, disse Basseto em um momento da gravação.
Basseto Júnior foi condenado na última terça-feira (27) a quatro meses de prisão que serão cumpridos sob regime aberto, o empresário também terá que pagar uma multa de R$ 10 mil.
A juíza substituta da 6ª Vara Criminal de Brasília, Mariana Evangelista, em sua decisão disse que o condenado cometeu dois crimes diferentes portanto suas penas seriam somadas.
“O condenado praticou dois crimes distintos, devendo ser aplicadas as penas de forma cumulativa. Assim, tenho o réu por definitivamente condenado à pena de quatro MESES DE DETENÇÃO. A pena privativa de liberdade será cumprida no REGIME ABERTO.”