Reunião

Dívidas dos Estados: Pacheco se reúne com governadores nesta terça

Entre os governadores que irão participar da reunião estão, Romeu Zema (NOVO-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP)

acessibilidade:
Lula Marques/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nessa terça-feira (2), irá se reunir com governadores no Palácio da Alvorada. Ele, que está liderando no Congresso as negociações, já levou o assunto ao presidente Lula na semana passada e, agora, deve fechar questão com relação a um projeto com medidas para reduzir as dívidas.

Participam do encontro Romeu Zema, de Minas Gerais, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Cláudio Castro, do Rio, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado, de Goiás.

Entre as propostas do senador está a possibilidade de que ativos do estado, empresas estatais, por exemplo, sejam usados como parte do pagamento da dívida. Depois dessa reunião, os senadores devem discutir, em plenário, uma proposta de emenda à Constituição, com medidas para aliviar as contas dos municípios.

Essa PEC reabre o prazo para parcelamento de dívidas com a previdência que, segundo o autor da proposta, o senador Jader Barbalho, só em 2022 estava em R$ 190 bilhões. Ela trata, também, de precatórios, de definição de limites para o pagamento de precatórios.

 

*Com informações da Agência Brasil