Lula cobra países ricos em Cúpula da Amazônia
Petista cobra ajuda financeira de países ricos em discurso para a imprensa na Cúpula da Amazônia
O presidente Lula (PT) cobrou ajuda financeira de países desenvolvidos para preservar as florestas. O petista cobrou também os US$ 100 bilhões anuais que foram prometidos em 2009. A declaração foi feita nesta quarta-feira (9), durante o discurso na Cúpula da Amazônia.
Antes do pronunciamento à imprensa, o petista discursou para representantes de outros países e criticou o ‘neocolonialismo verde’.
“Não podemos aceitar um neocolonialismo verde, que sob o pretexto de proteger o meio ambiente, que impõe barreiras comerciais e medidas discriminatórias e desconsideras nossos marcos normativos e políticas domesticas”.
Lula disse que o financiamento não é apenas para “copas das árvores”, mas também para a população.
“Não é o Brasil que precisa de dinheiro, não é a Colômbia que precisa de dinheiro, não é a Venezuela. É a natureza, que o desenvolvimento industrial ao longo de 200 anos poluiu, que está precisando, que eles paguem sua parte agora para a gente recompor parte daquilo que foi estragado, é a natureza que está precisando de dinheiro, de financiamento”, disse em pronunciamento à imprensa.