3º lista de autorizados para saírem da Faixa de Gaza excluir brasileiros
Nessa lista apenas estadunidenses e britânicos poderam atravessar a fronteira com o Egito. O governo brasileiro não entende os critérios para a liberação dos brasileiros

Uma nova lista com o nome de 571 estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada nesta sexta-feira (03), foram contemplados 367 estadunidenses e outras 127 britânicas e novamente nenhum brasileiro foi selecionado.
O governo brasileiro não entende os critérios para a liberação dos brasileiros da Faixa de Gaza com destino ao Egito. Os oficiais de Israel que permitem a travessia, afirmaram que a exclusão não é nenhuma restrição ou punição aos brasileiros.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou nesta quinta-feira (02), com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, e reiterou o pedido para que os brasileiros retidos na Faixa de Gaza possam passar pela fronteira de Rafah.
34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Yunes e Rafah, próximas à fronteira de Rafah no Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza com equipes de ônibus, medicamentos e alimentação até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.
Desde da primeira lista da liberação dos estrangeiros, anunciada na quarta-feira (01), uma média de 500 pessoas de outras nacionalidades estão sendo autorizadas a deixar a área do conflito, os Estados Unidos ocupou a maior parte da lista, com 400 nomes. O Itamaraty informou que espera que, em breve, os brasileiros entrem na lista para deixar a região, que conta com 34 pessoas do Brasil inscritas que querem a repatriação