Valdemar diz que PL ‘deve votar a favor’ de Dino para o STF
Dino é um dos principais candidatos a substituir a ministra Rosa Weber que deve se aposentar na próxima semana

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quinta-feira (28) que a bancada parlamentar da sigla pode apoiar a possível nomeação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Se for uma pessoa qualificada, que é o caso, devemos votar a favor”, declarou Valdemar à CNN.
Dino é um dos principais candidatos a substituir a ministra Rosa Weber que deve se aposentar na próxima semana, 2 de outubro.
Se for nomeado pelo presidente Lula (PT), Dino terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois ser aprovado pela maioria do plenário da Casa.
No total, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro tem 12 senadores e possui a segunda maior bancada do Senado.
Dino afirmou esta semana que tem “muita experiência”, mas também sabe que não se faz “campanha” para ser nomeado ao Supremo. De acordo com o ministro, Lula usará “vários critérios” para determinar quem será o indicado.
O petista tem sido bastante pressionado pela ‘lacrolândia’ sobre indicação de uma mulher para a vaga na Corte. Na última segunda-feira (25) o presidente desconversou sobre indicar mulher negra ao Supremo e afirmou que o critério para a escolha do próximo ministro do STF não será baseado em “gênero ou raça”.
Lula afirmou ainda que, não tem “pressa” para definir os indicados ao STF e à Procuradoria-Geral da República (PGR).