TSE multa parlamentares por vídeo sobre Lula e caso Celso Daniel
A multa foi aplicada por 'propaganda ilegal' ao associar Lula ao assassinato do ex-prefeito de Santo André

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou nesta quinta-feira (18) os senadores Mara Gabrilli (PSD-SP), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por ‘propaganda ilegal’ contra o presidente Lula (PT). A decisão ocorreu em votação apertada, 4 a 3.
A multa, no valor de R$ 10 mil a cada um, foi aplicada devido a uma entrevista à rádio Jovem Pan em que Mara Gabrilli, na época vice na chapa da então candidata a presidência Simone Tebet (MDB), associou Lula ao assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, em 2002.
Flávio Bolsonaro e Zambelli receberam a multa por compartilharem o vídeo nas redes sociais.
A entrevista de Gabrilli foi feita ás vésperas do primeiro turno das eleições de 2022.
A defesa de Flávio Bolsonaro alegou que o parlamentar apenas compartilhou uma informação jornalística.
“Ele não tece nenhum comentário, ele não avança com nenhuma valoração, ele simplesmente repassa essa matéria jornalística”, declarou o advogado Ademar Aparecido da Costa Filho.
Já a defesa de Carla Zambelli, o advogado Tiago Rocha Domingues, declarou que “não houve uma tentativa de enfraquecimento ou de se macular a imagem de quem quer que fosse. Houve o compartilhamento pela representada de um depoimento relevante no âmbito de uma entrevista jornalística. A deputada assim o fez, firme no entendimento de que esse egrégio TSE defende a liberdade de divulgação de entrevistas e matérias jornalísticas”.