ABDI

Posse de Ricardo Cappelli é marcada para 22 de fevereiro

A cerimônia em que Cappelli assumirá a Presidência da ABDI acontecerá às 11h, no Ministério do Planejamento

acessibilidade:
Cappelli ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Foto: Renato Alves/Agência Brasília.)

Foi marcada para o dia 22 de fevereiro a cêrimonia de posse de Ricardo Cappelli, que assumirá a Presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O evento ocorrerá às 11h, no Ministério do Planejamento. A ABDI está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que é chefiada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

Cappelli ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante a gestão de Flávio Dino, que deixou o ministério para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

A nomeação de Capelli no novo posto foi anunciada por Alckmin na semana passada. Essa é a terceira nomeação à frente de algum órgão no terceiro governo do presidente Lula (PT). 

Anteriormente, Cappelli atuou como interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, após a quebradeira do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ele também foi nomeado ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), quando o general Gonçalves Dias foi exonerado após a revelação das imagens do Palácio do Planalto durante o mesmo evento. 

Com a chegada do ministro Ricardo Lewandowski, Cappelli optou por não permanecer na pasta e, após negociações, o governo decidiu nomeá-lo para a ABDI. 

Reportar Erro