Sem surpresas

Governo Lula indica Galípolo para presidência do Banco Central

Agora, ele será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado

acessibilidade:
Gabriel Galípolo é ex-secretário do Ministério da Fazenda e atual diretor de Política Monetária do Banco Central. (Foto: Pedro França/Agência Senado).

O ministro da Fazenda Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (28) que Gabriel Galípolo é o nome indicado pelo presidente Lula (PT) para assumir a presidência do Banco Central (BC).

Com a indicação, Galípolo vai ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e precisa ainda ter o nome aprovado pelo Plenário da Casa, se aprovado pode assumir à presidência do BC. A votação é secreta.

O indicado de Lula para suceder o atual presidente do banco, Roberto Campos Neto, é o atual diretor de Política Monetária do BC.

O mandato de Campos Neto termina no dia 31 de dezembro. Neto foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao cargo em 2019. O presidente cumpre o mandato de quatro anos, conforme a legislação.

Galípolo tem 42 anos de idade, foi um dos conselheiros de Lula na campanha presidencial de 2022 e atuou como número dois de Haddad, sendo ex-secretário do Ministério da Fazenda.

O indicado do governo chegou inclusive a substituir Campos Neto na presidência durante as férias dele, em julho deste ano.

Campos Neto divulgou uma nota parabenizando a indicação. Veja abaixo:

“​O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, parabeniza o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, pela indicação do presidente Lula ao Senado.

Após a sabatina e a aprovação pelos Senadores, a transição dos mandatos será feita da maneira mais suave possível, preservando a missão da instituição.

Campos Neto tem trabalhado de forma harmônica e construtiva com o diretor Galípolo desde a sua chegada ao Banco Central. Campos Neto deseja a Galípolo muito sucesso nessa nova fase da sua vida profissional”.

 

Reportar Erro