Copom reduz taxa de juros para 13,25%
A Selic estava em 13,75% e a redução representa o primeiro corte desde agosto de 2020
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu nesta quarta-feira (2), a taxa básica de juros da economia (Selic) que caiu de 13,75% para 13,25%, ou 0,5 ponto percentual. Este é o primeiro corte desde agosto de 2020.
A decisão é influenciada pela forte queda da inflação nos últimos meses. Em junho, o Índice de preços no consumidor (IPCA) ficou negativo em 0,08%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a primeira deflação em nove meses.
Embora a Selic tenha parado de subir desde agosto do ano passado, o indicador está no nível mais alto desde o início de 2017 e os efeitos de um aperto monetário são sentidos na desaceleração da economia.
Na ata da última reunião do Copom, em junho, o órgão acenou com a possibilidade da queda dos juros em agosto. Após uma série de comunicados duros no início do ano, em que não descartava a possibilidade de elevar a taxa Selic, o Copom mudou de tom e admitiu a redução dos juros básicos por causa do comportamento dos preços.
A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.