AL 101

Duplicação dos primeiros 5,6km da AL 101 Norte começa em um mês

Renan assinará ordem de serviço da AL 101 Norte em 30 dias

acessibilidade:

Foi dada a largada para mais uma obra de duplicação de uma das rodovias mais aguardadas pela população alagoana: a AL-101 Norte. Em exatos 30 dias, o governador Renan Filho dará ordem de serviço para que as obras da duplicação sejam iniciadas.

O primeiro trecho terá 5,6 km, iniciando nas imediações do Parque Shopping e seguindo até o início do bairro de Garça Torta, ainda em Maceió. Para duplicação da AL-101 Norte foi aplicado o conceito de via urbana, já que a via passa dentro do perímetro urbano de Maceió, priorizando o transporte público e o não-motorizado.

De acordo com Andreia Estevam, superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano, além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, já que segue os parâmetros de uma via local, conforme estabelece o Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

“A pista atual possui apenas duas faixas, sendo uma em cada sentido, com acostamento, sem calçada nem ciclovia. Já a duplicação contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos – sendo um na Avenida Pierre Chalita e um outro na Avenida Josefa de Melo. Tudo isso contribui para disciplinar a mobilidade urbana nessa área”, destacou. 

A obra de duplicação da AL-101 Norte será executada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER – AL). O governador Renan Filho assina a ordem de serviço no dia 18 de janeiro de 2016 e a obra deverá ser concluída até o final de 2016.  

“A duplicação da AL-101 Norte representa mais do que a implantação de uma nova via, mas um sonho do cidadão alagoano, que há tanto tempo aguardava por essa benfeitoria, sendo realizado. O governador Renan Filho está trabalhando para que os recursos dos próximos trechos sejam garantidos e para que possamos, em breve, ter toda a rodovia AL-101 Norte duplicada até Maragogi”, concluiu Mosart Amaral, secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Reportar Erro