SP Táxi

Doria lança aplicativo de táxi em clima de campanha

Festejado por taxistas, Doria lança aplicativo SP Táxi

acessibilidade:

O prefeito de São Paulo, João Doria, lançou nesta segunda-feira, 2, o aplicativo SP Táxi, em um evento semelhante a uma campanha eleitoral. O tucano deixa o cargo nesta semana para ser candidato ao governo do estado. Ele foi até o Vale do Anhangabaú discursar para os que aguardavam ao lado de fora da sede da Prefeitura.

O aplicativo deve beneficiar os 38 mil taxistas da capital e competir com outros apps de mobilidade, como Uber, Cabify, EasyTaxi e 99.

Por enquanto, o app pode ser pago com dinheiro ou cartão, de débito ou crédito. A previsão é de implementar o pagamento via aplicativo em dois meses. Lançada em outubro, a ferramenta passou mais de 90 dias em fase de testes.

Com o aplicativo, o motorista escolhe o desconto que deseja oferecer ao passageiro – e não o aplicativo, como ocorre nos tradicionais, no modelo de tarifa dinâmica. Os descontos poderão variar de 10% a 40% sobre o preço do taxímetro, segundo a disponibilidade e a demanda no local e horário de corrida. 

No app, os passageiros escolhem o desconto que querem nessa faixa disponível pela ferramenta. Os motoristas que tiverem ativado o desconto vão visualizar o pedido do cliente. Ao pedir uma corrida, os usuários poderão localizar os carros mais próximos, escolher o serviço por faixa de desconto, estimar o valor a ser pago – incluindo preço, desconto e bandeirada – e ainda avaliar o taxista no fim da viagem. 

Os táxis continuam podendo fazer uso dos corredores de ônibus e faixas exclusivas. Por enquanto, o SPTaxi funciona somente para quem pedir corrida na capital paulista, e não em municípios da região metropolitana. 

Nas próximas semanas, uma taxa passará a ser cobrada dos taxistas pelo uso do aplicativo.

"Queria dirigir a vocês o meu carinho, a minha palavra de gratidão a todos. Em todas as partes onde me dirijo, só recebo dos motoristas de táxi o carinho, o olhar, o sorriso, o gesto de positivo, o gesto de acelera, o bom sentimento. Vocês fazem parte da vida da nossa cidade", afirmou Doria.

Enquanto os participantes do ato gritavam "futuro governador" e "João trabalhador", balões nas cores da bandeira de São Paulo foram soltos. No final, questionado se o evento virou ato de campanha, Doria negou e seguiu escoltado por seguranças de volta para a Prefeitura. 

Minutos antes do ato no Vale do Anhangabaú, taxistas que participavam do evento no auditório já erguiam papéis com os dizeres "João trabalhador nosso governador".

Reportar Erro