2 milhões de débito

Dívida milionária ameaça intercâmbio de alunos pernambucanos com o Canadá

Entidade canadense deve recusar alunos, se licitação contemplar sócios de devedora

acessibilidade:

A dívida de mais de 2 milhões de dólares canadenses deixada pela empresa de turismo que fazia o intercâmbio de alunos de escolas públicas de Pernambuco para o Canadá voltou a ser questionada durante a sessão plenária desta quinta (8), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A deputada estadual Priscila Krause (DEM-PE) revelou que algumas escolas do país da América do Norte ameaçam deixar de receber os estudantes por meio do Programa Ganhe o Mundo, por conta do débito da empresa contratada pelo governo com nove unidades de ensino, relativo ao período de 2018 a 2019.

A parlamentar leu carta da diretora-executiva Bonnie McKie, da Associação Canadense de Escolas Públicas – Internacional (Caps I), que aponta que os donos da agência You Turismo – que teria ganhado alguns dos lotes da nova licitação para o Ganhe o Mundo – seriam os mesmos da 2G Turismo, que teria deixado de pagar as taxas cobradas pelas escolas canadenses e falhado em prestar a devida assistência aos estudantes.

Na carta, os membros da associação canadense que revelou problemas no programa no primeiro semestre deste ano declaram que não irão receber os alunos do Ganhe o Mundo no período 2019-2020, se eles forem trazidos pela empresa You Turismo.

“O Governo do Estado já tinha anunciado punições à empresa 2G Turismo em julho deste ano. A partir desses novos fatos, espero que novas atitudes sejam tomadas”, cobrou a deputada Priscila.

Licitação ameaçada

O líder do governador Paulo Câmara (PSB), deputado Isaltino Nascimento (PSB), informou que estaria em curso um novo processo licitatório para o projeto. E a deputada do DEM justificou sua preocupação com o problema por entender que a ação do governo de Pernambuco é um “programa de excelência”, que dá oportunidade a jovens da rede pública estadual de estudar fora do País.

Na sequência, Isaltino Nascimento foi à tribuna explicar que o processo licitatório para as próximas viagens do Ganhe o Mundo ainda não está concluído. “Se, porventura, a empresa vencedora tiver relação com outras que foram punidas pelo que ocorreu nas edições anteriores do programa, a licitação será glosada, ou seja, ela não será aceita. Vamos aguardar o resultado final. Esperamos que as empresas com as quais houve problemas sejam punidas, como, inclusive, já foi determinado pela Justiça”, defendeu o deputado.

O líder governista ressaltou que esses problemas não ameaçam a continuidade do Ganhe o Mundo. “Estamos falando de um programa que já beneficiou 13 mil jovens, que deu aos melhores estudantes de cada escola a oportunidade de aprender espanhol, inglês e alemão em outros países. Nenhum gestor vai ter coragem de excluir essa ação no futuro”, avaliou o parlamentar. (Com informações da Alepe)

Reportar Erro