Campanha de vacinação no Zoológico de Brasília imuniza quase 400 pessoas
Pais e mães que passeavam pelo Zoológico relataram que o ponto de vacinação foi prático, ao usar o momento de lazer para imunizar as crianças e toda família.
Para ampliar a cobertura vacinal dos brasilienses, a Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES) realiza diversas ações externas com a oferta de vacinas. O serviço iniciou no Dia das Crianças, na última quinta-feira (12), a SES levou ao público do Zoológico de Brasília a campanha de imunização.
A equipe de saúde aplicou 373 doses de vacinas para todas as idades, dessas vacinas 150 eram contra a influenza (gripe), 124 contra a covid-19, para bebês a partir dos 6 meses, e 99 de outras vacinas como: contra febre amarela, HPV, tétano, difteria, pneumonia, hepatite e outras doenças conforme o calendário de vacinação.
Pais e mães que passeavam pelo ponto turístico da capital relataram que o ponto de vacinação foi prático, ao usar o momento de lazer para imunizar as crianças e toda família.
“Existem doenças imunopreveníveis nas fronteiras do país batendo à porta, e qualquer esforço que a gente faz no sentido de ampliar a cobertura vacinal é muito válido”, destacou a enfermeira Fernanda Coelho, uma das responsáveis pela ação, organizada pela Gerência de Enfermagem e pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi) da Região de Saúde Centro-Sul, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Utilizando o Dia das Crianças a SES busca ampliar a vacinação e facilitar para os pais manter o cartão de vacina em dia. Às vezes os pais não conseguem levar as crianças à unidade de saúde devido a correria do dia a dia.
A vendedora Suellen Almeida dos Santos colocou a o cartão da filha em dia com a estratégia de “Que a gente(Suellen e a filha) passearia no Zoológico e tomaria a vacina, com a recompensa de ver os animais, dar uma voltinha, ganhar um picolé” . Embora o medo e desconforto assolando as crianças, a vacinação segue sendo extremamente importante para prevenir doenças sérias, como poliomielite, o sarampo, a caxumba e outras.
Campanha de imunização
Até o fim da primeira quinzena de setembro, o DF aplicou cerca de 2,6 milhões de vacinas, sendo 38.600 em ações realizadas em 232 escolas e 64.350 em outras atividades externas, como feiras, parques, shoppings e por meio do Carro da Vacina.
Foram 750 mil doses contra a covid-19, 895 mil contra a influenza e 940 mil da denominada vacinação de rotina, como é chamada a imunização por faixa etária prevista pelo calendário anual, hoje com 20 tipos diferentes de imunizantes previstos.
Para manter o cartão de vacina em dia, basta também procurar uma unidade básica de saúde (UBS). Acesse o endereço mais perto de você no InfoSaúde e confira, no site da SES, todas as informações sobre o calendário vacinal e a oferta dos imunizantes.