CoronaVac

Vacinação de crianças de 4 anos imunossuprimidas começa hoje

O esquema vacinal para esse público será de duas doses, com intervalo de 28 dias

acessibilidade:
São mais de 70 pontos de imunização no Distrito Federal Foto: José Cruz/ABr

Crianças de 4 anos imunossuprimidas estão iniciando o ciclo de vacinação contra a covid-19 nesta quarta-feira (20). São mais de 70 pontos de imunização no Distrito Federal. Para esse público, a Secretaria de Saúde destacou o estoque do imunizante CoronaVac, conforme nota técnica do Ministério da Saúde encaminhada no fim da tarde de terça-feira (19).

É necessário apresentar documento de identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto da criança, além do cartão de vacinação e laudo ou relatório médico comprobatório da imunossupressão.

O esquema vacinal para esse público será de duas doses, com intervalo de 28 dias. A Secretaria de Saúde conta no momento com cerca de 6,5 mil doses do imunizante CoronaVac na Rede de Frio Central e nas unidades básicas de saúde (UBSs).

O Ministério da Saúde ainda se comprometeu a remanejar doses de outros estados para que o DF possa prosseguir com a vacinação de toda a faixa etária já autorizada.

Segundo o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde, 13ª edição, entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos):

*   Pessoas com imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade)
*   Pacientes em quimioterapia para câncer
*   Pacientes transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
*   Pessoas vivendo com HIV/Aids
*   Pacientes em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias
*   Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune
*   Pacientes com doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
*   Pacientes em hemodiálise
*   Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas


*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Reportar Erro